quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A Chuva - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura


Boa noite

Agora vamos passar a actualizar um pouco mais devagar do que no final do ano passado, mas vamos tentar, pelo menos, manter as cartas de clow/sakura a sair semanalmente. Espero que continuem a seguir este espaço.


A Chuva (The Rain)

A Chuva é uma carta muito atrevida, que gosta de pregar partidas utilizando os seus poderes para criar grandes chuvadas, às vezes dirigidas a um alvo singular, que acaba, invariavelmente ensopado. Esta carta tem um espírito rebelde e é muito difícil de controlar, normalmente ajuda a aumentar os poderes de outras cartas que se encontrem alinhadas com os poderes d’A Água, como, por exemplo, A Árvore, que no baralho de Clow cresce na presença desse elemento.
A Chuva e A Nuvem têm muitas semelhanças físicas, ambas aparentam ser uma criança do sexo feminino, cujas roupas apresentam adereços relativos ao seu poder. Por este motivo, especula-se que estas duas cartas sejam irmãs, e em certo sentido contrapartes e derivadas uma da outra.




De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, A Chuva significa que as coisas vão finalmente melhorar.
Esta carta indica que irá iniciar-se um período de “chuva de coisas boas”, por isso qualquer obstáculo que surja deve ser encarado como um desafio e não um problema, evitar atitudes pessimistas é essencial para aproveitar este período de benesses.
Esta carta também indica que os períodos de pouca sorte não duram para sempre e que, às vezes, face a situações em que não há nada a fazer, é preciso relaxar e aceitar que só o tempo poderá resolver determinadas questões.

Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída pelo 7 de Espadas.

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão/As Trevas (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.

A Chuva encontra-se atribuída à carta A Água (The Watery), pois representa, muito obviamente, uma manifestação da água. O elemento água está, no baralho de Clow, e também nas simbologias ocidental e oriental, atribuído ao grande símbolo Lua, que representa o inconsciente e as manifestações espirituais. A Chuva encontra-se atribuída ao guardião Yue, cujo símbolo é, precisamente, a Lua.

Do pondo de vista simbólico, a chuva é universalmente considerada como sendo o símbolo das influências celestes recebidas pela terra. Não só é um símbolo de fecundidade, no sentido em que a terra que recebe a chuva se torna fértil, mas é também um símbolo da intervenção do divino em muitas mitologias. A chuva tem a sua associação directa com o elemento água, pelo que quer a nível ocidental, quer a nível oriental, ela encontra-se sob a influência da Lua enquanto símbolo. Assim sendo, a chuva pode também representar a inspiração pelo inconsciente e a comunicação a nível espiritual. Deste ponto de vista, a chuva é uma bênção, mas também é manifestação de uma sabedoria superior. A chuva representa o favor dos deuses, já que desce da sua morada (o céu) para a terra, exprimindo um duplo sentido de fertilidade material e espiritual, avanço e prosperidade.

Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd; Dicionário dos Símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant.


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A Oportunidade ou O Golpe - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura



Boa noite, 

Diz que já acabaram as férias de natal...


A Oportunidade ou O Golpe (The Dash)

A Oportunidade ou O Golpe tem como poder interno a capacidade de correr a grande velocidade em pequenas distâncias, podendo transferir esta capacidade para outras pessoas ou cartas. Esta carta tem a aparência física de uma pequena raposa azul, com orelhas muito grandes, fazendo lembrar um feneco. Possui uma marca azul em forma de diamante colocada sobre a sua testa. Esta carta, na sua forma física, é muito tímida e foge rapidamente quando confrontada com uma situação que não deseja, contudo, uma vez ganha a sua confiança, mostra-se muito leal.
NOTA: esta carta teve o seu nome traduzido de forma muito pouco literal e que parece pouco equivalente às propriedades que a carta apresenta na sua forma física, sendo por esse motivo, difícil de descrever em termos simbólicos e literários. Foi o melhor que se arranjou, apesar de eu continuar a achar que está correcto tendo em conta o simbolismo apresentado nas instruções para as carta de clow e até podendo ser estendido ao significado da figura da raposa, quer em termos de simbologia ocidental, quer em termos de simbologia oriental.

De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, A Oportunidade ou O Golpe representa a oportunidade ou o poder de poder decidir instantaneamente uma dada situação a nosso favor, significa que a vitória está ao nosso alcance, bastando para isso decidir rapidamente o que fazer. Contudo, devido à elevada pressão que a necessidade/possibilidade de decidir acarreta esta carta representa, no seu reverso, uma constante luta interna.
Esta carta indica-nos que o nosso objectivo está ao nosso alcance, contudo será sempre impossível de alcançar enquanto não houver uma decisão que propicie ao movimento e, consequente, vitória. Uma luta interna entre decisões poderá atrasar ou impedir o sucesso. Este é um momento para não problematizar demasiado sobre prós e contras, seguir o instinto e adiar a gratificação imediata. Após um pouco mais de esforço as recompensas surgirão.
Por outro lado, esta carta adverte que todos os esforços serão em vão se, a meio, se desistir daquele objectivo, por ceder à luta interna e se parar a acção. A sorte inicial proporcionada por esta carta irá desvanecer-se gradualmente se não for aproveitada.




Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída pelo 2 de Paus.

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão/As Trevas (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.

A Oportunidade ou O Golpe encontra-se atribuída à carta O Ar, na sua forma dinâmica, que é aquela que está representada no baralho de Clow, O Vento (The Windy), pois representa movimento ou acção, característica comum às cartas atribuídas a este elemento.

Do pondo de vista simbólico, não consegui encontrar nada que fosse directamente relacionável com a característica de movimento e acção que é primordial nesta carta, por isso, permiti-me discorrer sobre a figura da raposa, que é, afinal, a manifestação física d’A Oportunidade. A raposa representa a intuição num nível básico, primitivo e inconsciente – a astúcia animal. Ora, tendo em conta aquilo que nos é indicado pelas instruções das cartas de clow relativamente à The Dash, o exercício de transposição do símbolo da raposa permite traçar um caminho entre a intuição animal, primitiva e sem justificação lógica, e o momento de sorte que propicia o sucesso, mas apenas se houver acção, e uma acção rápida e intuitiva, que não permitida um debate intelectual interno. Ou seja, A Oportunidade ou O Golpe acaba por fundamentar as suas características simbólicas nas características simbólicas e zoológicas do seu símbolo físico. No reino natural as raposas são animais esquivos e reservados, mas também podem ser criadas como animais de estimação, se a sua confiança for conquistada (há todo um estudo científico sobre esta qualidade das raposas, feito na Rússia a propósito do estudo do processo de domesticação – Google it, isto é real). No reino simbólico, as raposas são a intuição, também ela esquiva, mas muito útil se aprendermos a usá-la da forma correcta, sabendo exactamente quando confiar nos nossos instintos. Assim, A Oportunidade encerra em si uma necessidade de movimento orientado pelo resultado final, mas suportado por uma acção rápida e intuitiva, sendo que, o passar do tempo e a modificação subtil das circunstâncias também alteram a percepção da nossa intuição e a demora numa decisão pode prejudicar o sucesso final.

Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd.