terça-feira, 3 de março de 2009

The Medieval Scapini Tarot

-
Continuando com a minha rubrica de baralhos de tarot, hoje tenho para vos mostrar mais um ilustre elemento da minha colecção de cartas de adivinhação. Este baralho chama-se The Medieval Scapini Tarot e foi criado por um ilustrador chamado (adivinhem só) Luigi Scapini, inspirado na imagética medieval. É comercializado pela U.S. Games Systems. Não tenho foto da caixa porque é só uma caixa peta com letras douradas (e ainda por cima, tem um buraco enorme na parte da frente, para se verem as cartas). Espero que gostem...







A carta escolhida para hoje é O Diabo. Mas como hoje não tou com paciência para muitas divagações, vou apenas cingir-me ao essencial. Para as instruções deste tarot, a figura do Diabo incorpora os quatro elementos físicos: as asas representam o Ar, o vermelho da sua cara representa o Fogo, as escamas nas suas pernas simbolizam a Água e as pernas de cabra representam a Terra. As asas e a estrela na sua testa representam a sua vida passada de anjo portador da Luz (Lúcifer: dos radicais latinos Luz e Trazer). Nas suas mãos traz uma espada sem punho, símbolo da sexualidade descontrolada (a espada é um símbolo fálico), e com a chama produz um cumprimento secreto, mas universal. Os cornos e orelhas de animal representam os aspectos primitivos e os peitos de mulher indicam que esta criatura não é bem um Ele, antes possuindo características de ambos os sexos, o que também é representado pelos demónios feminino e masculino aos seus pés. Temos que nos lembrar que esta carta não representa o diabo, mas antes aspectos da psique daquele que consulta as cartas, pelo que as característica do diabo são também as dos Homens .






O significado divinatório pode resumir-se aos aspectos negativos da convivência humana e do espírito dos Homens: maldade, subordinação, ira, maus conselhos, queda ou estranhas experiências, violência, choque, fatalidade, tentação e auto-destruição, falta de princípios. Quando aparece invertida esta carta representa a libertação das amarras, divórcio, ultrapassagem de obstáculos, superação das capacidades de si próprio, os primeiros passos para o esclarecimento.

Sem comentários: