sábado, 7 de dezembro de 2013

O Apagar ou A Memória - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura



Boa noite, 


Por enquanto ainda temos algumas carta de Sakura na manga, mas que dizem a voltarmos às cartas de Tarot um dia destes?

  
O Apagar ou A Memória (The Erase)

A carta O Apagar ou A Memória parece ter habilidades quase ilimitadas, podendo inclusivamente fazer desaparecer pessoas e apagar a memória. Esta carta também consegue fazer desaparecer elementos mágicos criados com outras cartas, mas se aquilo que O Apagar “apagou” ficar desaparecido durante muito tempo é impossível fazer esse objecto ou pessoa voltar à realidade, apesar de O Apagar ter o poder de recuperar os elementos que faz desaparecer quando é capturada, esse poder é limitado no tempo.
O Apagar ou A Memória tem normalmente a aparência de um nevoeiro esverdeado quando utiliza os seus poderes, contudo, tem também uma forma humanoide feminina vestida de arlequim. Na ilustração das cartas, O Apagar ou A Memória segura uma espécie de capa, numa pose similar à dos ilusionistas quando ocultam objectos nos seus truques.

De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, a carta O Apagar ou A Memória indica um período de estagnação e avisa para que esperemos até surgirem melhores oportunidades.
Esta carta indica que temos que avaliar bem as nossas acções, será que elas foram de facto planeadas ou foram simplesmente o resultado de caprichos do momento? É preciso pensar duas vezes antes de agir, para evitar arrependimentos no futuro. Se, apesar de todo o planeamento e cuidado na escolha das nossas acções, os nossos planos falharem, então é necessário manter a calma e continuar os nossos esforços até chegar uma nova oportunidade, quiçá mais vantajosa até!
O Apagar ou A Memória adverte que alguém capaz de nos ajudar aparecerá no momento de necessidade, por isso, é preciso estar atento e sondar em profundidade todas as novas relações pessoais, em vez de desistir de alguém logo à primeira impressão. Esta carta também adverte que cada um é mais forte do que parece e é capaz de resistir aos golpes mais duros e também é capaz de ultrapassar os arrependimentos e outros sentimentos negativos provocados pelas memórias de experiências passadas.




Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída pelo 3 de Paus.

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão/As Trevas (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.

A Carta O Apagar ou A Memória encontra-se atribuída directamente a um dos elementos maiores – A Escuridão – e, por isso, encontra-se atribuída ao guardião Yue, alinhada com o pensamento mágico oriental e com a Lua. A sua carta oposta é O Criar.

Do pondo de vista simbólico, para chegar ao significado mais profundo desta carta é preciso fazer um desvio para a simbologia da memória (por esse motivo, e por motivos de tradução, aponto A Memória como um dos nomes possíveis para esta carta) que é um pouco mais abrangente e, em certo modo, diferente, do significado imediato da Carta de Clow.
Tal como os sonhos recorrentes, as memórias podem perseguir-nos por serem simbolicamente relevantes para determinadas situações. As memórias são armazenadas no nosso inconsciente e podem ser por ele utilizadas como símbolos de uma situação que se enfrenta, é a forma que o inconsciente tem de comunicar com a mente racional estabelecendo relevâncias e ligações que o processo lógico não consegue perceber, por serem de base intuitiva e primitiva, e que poderão ser úteis na resolução do problema que se lhe apresenta. No mesmo sentido, as memórias que trazem arrependimento podem não ser mais do que um aviso para evitar cometer os mesmos erros do passado.


Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd.


Sem comentários: