sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Mala Caixão - 1ª parte

Como prometido, começo hoje um conjunto de posts sobre uma malinha caixão que fiz recentemente. Deixa aqui todas as instruções para fazerem algo parecido, mas aviso desde já que vai dar dores de cabeça e deixar alguns cabelos brancos, já que grande parte da mala terá que ser cosida à mão pois não caberá na máquina de costura! Desta vez, o molde e os materias e respectivos preços vão seguir em posts diferentes, por isso estejam atentos! Mais uma vez quero lembrar que não sou uma costureira profissional nem tenho nenhum curso nesta área, pelo que as sugestões de trabalho apresentadas aqui podem não estar tecnicamente correctas, são apenas maneiras simples que arranjei para fazer coisas para mim.


1º passo: Marcar o molde (previamente feito) no feltro e recortar, deixando um espaço de cerca de 2 cm para a costura. Cada peça da figura é feita em duplicado.



2º passo: Medir o tamanho do plástico que precisam para fazer a estrutura rígida da mala. Eu usei aquelas tiras de plástico que são vendidas para fazer os corpetes, resultam muito bem. Estas tiras, depois de cortadas (com um alicate de corte) têm que ser dobradas em vários sentidos para lhes dar uma forma direita, já que elas costumam ser vendidas enroladas e ganham um formato encurvado. Têm que fazer pelo menos três tiras - duas na vertical e uma na horizontal, para serem colocadas nos vértices do molde.



3º passo: No feltro, fazer várias tiras com mais 4/6 mm de espessura que a tira de plástico que vão usar. Ter o cuidado de fazer tiras suficientemente grandes para ultrapassar a largura e o comprimento do molde.


4º passo: Costurar, com a máquina, uma linha sobre a marca do molde. Isto vai servir para vos guiar de ambos os lados do feltro para quando se for colocar o tafetá por cima.


5º passo: "Alfinetar" as tiras de feltro já cortadas na zona onde se vão colocar as tiras de plástico. Coser com a máquina, tendo o cuidado de deixar espaço suficiente para a tira de plástico caber dentro da tira de feltro já cosida. Repetir o processo para todas as tiras de plástico. Neste passo é preciso ter cuidado para não coser por cima das tiras que fica por baixo - portanto algumas das tiras ficarão soltas na parte central, mas ão se preocupem pois isso não será problema.



6º passo: Acertar as pontas das tiras de plástico com o formato da parte da mala onde vão ser colocadas. Experimentar todas as tiras para ver se cabem perfeitamente. Depois de verificar isto, as tiras devem ser retiradas e guardadas para não se perderem.


NOTA: têm que fazer este processo para ambas as parte em forma de caixão e para as laterais que ficam ficarão da parte de baixo da mala e nos topos, ou seja, têm que fazer isto para seis das peças do molde - duas partes caixão e quatro partes retângulares. Acho que vão perceber qual é a ideia quando eu postar o modo de fazer o molde.

1 comentário:

Coração de Feltro disse...

Olá
Sua marota, a fazer suspense com as novidades =)
Se 2.ª feira não nos ´nostrares as novidades vais ter á perna !! =)
Feliz dia de S. Valentim e bom fim de semana
Bjokas do Coração <3
Miká