domingo, 8 de maio de 2011

Pendurante para Pen

-
Boa tarde...


Uma vez que consta ser uma tarde de domingo molengona e caseira, nada melhor do que partilhar aqui uma ideia, já antiga é verdade, mas sempre fácil de fazer e que dá um toque "dark-ó-fofo" ao telemóvel ou à pen, ou a qualquer outro objecto passível de ser amarrado com um cordelito.



Material necessário:

- Feltro fino na cor desejada e em preto para a parte de trás do morcego
- Linha de crochet em preto na grossura apropriada para o buraco do telemóvel ou da pen, ou se preferirem podem comprar a argola do pendurante à parte já feita e é só aplicar
- Linha de coser preta e na cor do feltro que escolherem
- Tule preto de bolinhas (eu só encontrei este tule na Retrosaria Brasão, na Baixa, nas traseira da Texteis Ouro)
- Molde de morcego (vou procurá-lo e deixo cá nos próximos dias)



1.º Passo: com um alfinete de cabeça pequena ou uma agulha prendam o tule de bolinhas ao feltro da cor escolhida, já cortado na forma desejada, neste caso um pequeno morcego.



2.º Passo: juntem um pequeno pedaço de feltro preto na partde trás e prendam com um alfinete de cabeça pequena ou com uma agulha. Neste ponto têm duas agulhas presas na base de trabalho, a primeira, que só prente o tule ao feltro de cor, pode ser removida se estiver a incomodar.



3.º Passo: com a linha de coser preta e usando um ponto muito miúdo, unir as três camadas de tecido, no resultado final a costura ficará semelhante a pequenas pintas pretas ao longo da figura. Ao chegar à ponta de uma das asas, introduzir a argola de fio de crochet, fazendo coincidir com um dos pontos da costura - aqui optei por dar um nó forte na argola de fio de crochet e apanhar esse nó na costura, assim fica mais seguro.



4.º Passo: cortar dois corações de feltro, um maior, em preto, e um mais pequeno, na cor escolhida para a parte da frente do morcego - cada coração é cosido com linha da cor oposta, para fazer contraste, usando o mesmo método usado para o corpo do morcego. NOTA: estes corações são mesmo muito pequenos e não têm molde, são feitos a olho, por isso é normal que os primeiros fiquem estranhos, optei por começar por um triângulo ao qual ia aparando bocadinhos até ficar com a forma desejada.




Terminado fica assim, praticamente inofensivo, pode até ser dado como prenda às pessoas mais insuspeitas, porque no fundo é mais fofo do que outra coisa. Também me foi sugerido aplicá-lo em ganchinhos para o cabelo, mas ainda não tive paciência, quem a tiver pode sempre partilhar aqui os seus resultados - esperamos pelos vossos morcegos para fazer o nome colectivo que designa um conjunto deles!

-

Sem comentários: