segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Lolita Hairdress - Como fazer

Este é um post que será divido pois tenho muitas fotos e muitos passos para descrever, espero que acompanhem a evolução deste acessório!

Materiais:

- Tecido em cor à escolha
- Renda em cor à escolha
- Fita de cetim em cor à escolha


Para este hairdress a cor escolhida por mim foi o branco.


1º passo: Cortar um molde em papel com o comprimento e a largura desejadas para o hairdress. Na realização deste hairdress foram utilizadas as seguintes medidas: 26 cm x 5,5 cm.

2º passo: Marcar o molde no tecido com uma caneta ou um lápis de costureira. De seguida colocar outro pedaço de tecido por baixo do tecido marcado e coser um ao outro pela marca do molde. NOTA: Aqui devem apenas coser os dois lados maiores e um mais pequeno, de modo a ficar um uma espécie de saco rectangular.

3º passo: Virando o "saco" para o direito (ficarão com as costuras para dentro), coser a parte mais pequena que falta, dobrando para dentro o tecido a mais, pela marca da costura, ou, se tiverem cosido em comprimento mais que a marca, dobrar para dentro até ao comprimento desejado; NOTA: Esta ideia é facultativa, mas pode ser útil para o tecido não se mexer quando forem aplicar a renda mais tarde, trata-se de coser uma costura nos bordos em toda a volta do vosso acabado rectângulo de tecido, assim, o tecido ficará preso naquele formato!

4º passo: Aplicar uma renda de passar fita ao comprimento do vosso "rectângulo" de tecido, de modo a que fique centrada e passar uma fita de cetim pelos buracos (que existem para isso mesmo) da renda de forma intercalada. NOTA: a fita de cetim deve ter comprimento suficiente para que saia por ambas as pontas da renda e ainda dê para atar como uma fita à cabeça!

5º passo: Aplicar a renda em volta do "rectângulo", nesta caso eu escolhi uma renda que não dá para fazer pregas, pelo que a apliquei esticada, mas podem sempre usar uma renda mais fina e assim criar mais efeito com uma aplicação em pregas!

Espero que tenham gostado da ideia e não percam o próximo post, em que vou colocar imagens de como fazer os lacinhos que se aplicam em cada extremidade do hairdress!

Sem comentários: