sábado, 14 de fevereiro de 2009

Mala Caixão - 2ª parte

Aqui vamos nós para a segunda parte da realização deste projecto, mas antes deixam-me mostrar como fica a estrutura de plástico nas peças rectangulares, só para terem uma ideia!


7º passo: "Alfinetar" o tafetá às peças (duas formas de caixão, duas de 12 cm de comprimento, uma de 11,7 cm e uma de 19 cm - eu ponho estas indicações todas quando postar o molde) e coser à maquina. Não se esqueçam de ir colocando as tiras de plástico à medida que vão costurando, de modo a que estas fiquem presas dentro da costura que fizerem.


8º passo: Agora vem a parte mais complicada. Coser à mão as duas peças de 12 cm a uma das parte em forma de caixão, seguidamente coser a parte de 11,7 cm e também a parte de 19 cm. Coser essas partes à outra parte em forma de caixão. Neste ponto, as costuras de união entre os vários rectângulos estão abertas, cosê-las também à mão. Ficarão com um caixão sem duas as partes rectangulares (fica tipo saco) que ficam por cima e que fecham a mala.


9º passo: Fazer as alças. Podem ser feitas com um cinto de tachas velho, daqueles fininhos, usando dois cintos uma para cada alça. Ou então podem cortar uma tira de tafetá de 40 cm por 4 cm e depois costurá-la dobrada e virá-la do direito. As alças têm que ser cosidas à mão.


10º passo: Dividir ao meio, pelo comprimento, os dois rectângulos que sobram ainda separados da mala. Cortar pela linha da divisão. "Alfinetar" às respectivas parte de tafetá e coser à máquina. Coser as tiras mais pequenas às tiras maiores, ficando com duas tiras grandes. Dobras a sobra de tafetá para dentro de um dos lados de ambas as tiras (NOTA: as partes que ficam dobradas para dentro devem coincidir com o tamanho do rectângulo imediatamente ao lado, ou seja, deve dobrar-se o lado esquerdo de uma das tiras grandes e o lado direito da outra). Aplicar o fecho nessas partes, ficando este a unir as duas tiras de tafetá e feltro. Coser a tira completa à ao resto da mala. Aqui ficarão com a mala completa, mas virada do avesso, só têm que virá-la do direito (NOTA: não se esqueçam de deixar o fecho aberto, porque se coserem a tira com o fecho fechado vai ser muito difícil abri-lo pelo lado do avesso).




11º passo (facultativo): Fazer uma cruz em feltro e aplicá-la na mala com cola. Enfeitar com tachas em forma de pirâmide.


Bem, fica assim! Espero que tenham gostado e espero que gostem do resultado se se meterem neste projecto!

1 comentário:

Anónimo disse...

Que talentosa! Parabéns =)

Fadinha