terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Técnica do guardanapo - 1ª parte

Depois de mais de uma semana parada, atarefada com um projecto novo (uma malinha caixão que postarei depois), venho hoje começar um conjunto de posts com instruções para a técnica do guardanapo. Espero que apreciem!

Materiais:

- Guardanapos
- Caixa de madeira
- Lixa 180
- Tinta acrílica branca e cor à escolha
- Cola para decoupage em spray
- Cola-verniz para técnica do guardanapo
- Verniz para artes decorativas
- Cola glitter e confetti (facultativo)



1º passo: Lixar a caixa de madeira (por fora e por dentro) para eliminar as irregularidades da madeira. A superfície da caixa deve ficar com um toque ligeiramente aveludado depois de limpa.


2º passo: Pintar toda a caixa de branco, por dentro e por fora. Dar sempre duas demãos pelo menos na parte da caixa onde será aplicado o guardanapo, pois aí não se pinta com mais nenhuma cor. A tinta deve ficar uniforme. Deve pintar-se a caixa no sentido dos veios da madeira.



3º passo: Separar todas as películas de papel do guardanapo, aproveitando apenas a folha que tiver a impressão.


4º passo: Aplicar o spray de decoupage nas costas da folha imprimida do guardanapo. O spray deve ser aplica a uma distância de 20 cm (ou outra que venha indicada nas instruções). Colar o guardanapo à caixa e fazer pressão usando um saco de plástico em cima do guardanapo e pressionando com um pano em vários sentidos e insistindo nas bordas da aplicação.


5º passo: Remover o excesso de guardanapo com a lixa, raspando na aresta da caixa. Voltar a calcar o guardanapo, insistindo nas bordas.

Como se pode ver, o motivo do guardanapo, apesar de ser um pouco infantil, está bastante de acordo com a temática deste blogue. Até esta técnica tão popular pode criar pequenos mimos obscuros!

1 comentário:

Soraia Silva disse...

Comçei recentemente a utilizar essas tecnica, nao me calha muito bem , ficam sempre algumas engelhas , e se insistir pra tirar acabo rasgando o guardanapo :(