quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A Terra - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura


Boa noite, 


Hoje temos mais uma carta elemental:


A Terra (The Earthy)

A carta A Terra é uma das “Cartas Maiores” do baralho de Clow, juntamente com os restantes elementos (Fogo, Água e Ar) e ainda as duas cartas “máximas” (que agregam também os elementos) – A Luz e A Escuridão. Especula-se também que A Terra é uma das cartas mais poderosas do baralho, perdendo lugar apenas para A Luz, A Escuridão e O Nada. Por outro lado, A Terra é vulnerável aos poderes d’A Árvore (respeitando a organização dos elementos da simbologia chinesa, em que a madeira é um dos cinco elementos), talvez porque as plantas “aprisionam” a terra nas suas raízes impedindo a erosão dos solos.
A Terra tem a forma principal de uma serpente gigante feita de rocha, apesar de possuir também uma forma humanoide feminina, ornamentada com cristais.
A Terra consegue criar terramotos e outras perturbações geológicas, como falhas no chão e, possivelmente, também pode criar areias movediças.




De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, A Terra é símbolo e origem de vida, significa o esforço inicial para alcançar objectivos e o esforço final para aceitar os resultados.
A Terra indica que é tempo para nos concentrarmos nas fundações ou nas origens da situação. O mais importante são as bases, pois sem elas não se pode evoluir, com as bases bem estabelecidas basta fazer um pequeno esforço adicional para que surjam resultados satisfatórios. A Terra estabelece que este não é um momento de resultados imediatos, mas sim um tempo para deixar que os nossos esforços cresçam e se desenvolvam, como uma árvore forte, para que possam dar melhores frutos no futuro.
Por outro lado, A Terra adverte que um coração demasiado grande, que aceita qualquer situação, pode impedir que grandes planos floresçam e assim impedir o crescimento pessoal.

Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída pelo 3 de Ouros (nota: no tarot o naipe ouros é representado por moedas e toma a designação de pentáculos).

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão/As Trevas (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.

A carta A Terra é um elemento em si mesma, pelo que se encontra atribuída directamente à protecção de um guardião, no caso está atribuída ao Kero (Cerberus), que representa a magia ocidental e está associado ao Sol, enquanto elemento simbólico e mágico. A Terra é carta irmã da elemental O Fogo, sendo a contraparte mais dócil. (Nota: se estivéssemos estritamente a falar de simbologia ocidental isto é capaz de não se aplicar assim e a terra ser antes um elemento atribuído à escuridão – ventre/mãe-terra – e não um elemental do tipo luz)

Do pondo de vista simbólico, a terra equivale, dentro da mente, à função das estabilidade. Simboliza tudo o que é sólido e bem ordenado, a matéria no cosmos. No domínio mitológico, a terra era muitas vezes representada como sendo suportada por um ser vivo, Atlas, uma tartaruga ou um elefante. Na verdade, no pensamento da antiguidade havia um medo permanente que a terra se desagregasse no vazio, dissolvesse na água dos mares ou fosse simplesmente abandonada pelo animal que a suportava e mantinha estável. Esse medo transfere-se para o plano simbólico no receito que a psique tem de ver a vida quotidiana desmoronar-se, cedendo a forças que são desconhecidas e incompreendidas pela parte racional do cérebro. É a partir deste significado simbólico que podemos alcançar o significado proposto pelas cartas de Clow que atribui à Terra uma função de criação de fundações ou bases para o crescimento futuro e esse crescimento só pode dar-se se as raízes forem sólidas e estáveis.


Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd.


Sem comentários: