segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A Água - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura


Boa noite, 


Aposto que já tinham saudades minhas... :P


A Água (The Watery)

A carta A Água é uma das “Cartas Maiores” do baralho de Clow, juntamente com os restantes elementos (Fogo, Terra e Ar) e ainda as duas cartas “máximas” (que agregam também os elementos) – A Luz e A Escuridão. A Água é capaz de criar remoinhos e ondas.
A Água tem a aparência física de uma sereia de cor azul com longos cabelos decorados com gotas de água. Esta carta pode dissolver-se em qualquer corpo de água (ou líquido compatível com a água possivelmente) e absorver os poderes das outras cartas com base na água, juntamente como o elemento O Fogo, é uma das cartas mais agressivas do baralho de Clow.




De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, A Água indica cooperação e a capacidade de entender a mente e os sentimentos dos outros. Esta carta tem tudo e ver com a intuição.
A Água indica que os outros têm tendência para confiar em nós, porque somos sempre muito compreensivos e bons ouvintes. A capacidade de ouvir e resolver os problemas de forma diplomática é uma valiosa ferramenta para manter a harmonia nas relações e no trabalho de forma a chegar mais rápida e seguramente aos objectivos.
A Água adverte que se está num período em que será necessário socorrermo-nos da capacidade de liderança que esta carta nos fornece para assegurar um bom ambiente quer a nível pessoal, quer a nível laboral. Poderá ser precisa uma atitude mais firma para que a situação não fuja do nosso controlo e essa atitude terá mais sucesso se for baseada mais na nossa intuição diplomática do que numa imposição autoritária.

Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída pelo Valete de Espadas (nota: no tarot o naipe espadas é literalmente sobre espadas).

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão/As Trevas (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.

A carta A Água é um elemento em si mesma, pelo que se encontra atribuída directamente à protecção de um guardião, no caso está atribuída a Yue, que representa a magia oriental e está associado à Lua, enquanto elemento simbólico e mágico.

Do pondo de vista simbólico, a água é um dos quatro elementos basilares do simbolismo e do pensamento mágico ocidental (no campo dos elementos, o pensamento mágico oriental tem uma arrumação diferente, muito embora a água apareça ligada à magia oriental na organização interna das cartas de Clow). A água representa a transição entre a substância sólida e inanimada e o espírito volátil da vida, ela é condição prévia para a existência da vida e é assim símbolo para a Origem. A água representa o reino do potencial.
A água é sempre associada à intuição e aos mecanismos da psique que funciona ao nível do subconsciente. É o sexto sentido nas mulheres e a parte feminina da mente dos homens. Neste sentido, a simbologia da intuição e, por acréscimo, das relações interpessoais, que são sempre trabalhada numa base de palpites sobre as reacções das outras pessoas, surge reforçada nas cartas de Clow, já que neste baralho a água está associada directamente à lua, através do guardião Yue. A lua é também um símbolo comum da intuição e da parte feminina da mente. 


Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd.

Sem comentários: