quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A Chuva - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura


Boa noite

Agora vamos passar a actualizar um pouco mais devagar do que no final do ano passado, mas vamos tentar, pelo menos, manter as cartas de clow/sakura a sair semanalmente. Espero que continuem a seguir este espaço.


A Chuva (The Rain)

A Chuva é uma carta muito atrevida, que gosta de pregar partidas utilizando os seus poderes para criar grandes chuvadas, às vezes dirigidas a um alvo singular, que acaba, invariavelmente ensopado. Esta carta tem um espírito rebelde e é muito difícil de controlar, normalmente ajuda a aumentar os poderes de outras cartas que se encontrem alinhadas com os poderes d’A Água, como, por exemplo, A Árvore, que no baralho de Clow cresce na presença desse elemento.
A Chuva e A Nuvem têm muitas semelhanças físicas, ambas aparentam ser uma criança do sexo feminino, cujas roupas apresentam adereços relativos ao seu poder. Por este motivo, especula-se que estas duas cartas sejam irmãs, e em certo sentido contrapartes e derivadas uma da outra.




De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, A Chuva significa que as coisas vão finalmente melhorar.
Esta carta indica que irá iniciar-se um período de “chuva de coisas boas”, por isso qualquer obstáculo que surja deve ser encarado como um desafio e não um problema, evitar atitudes pessimistas é essencial para aproveitar este período de benesses.
Esta carta também indica que os períodos de pouca sorte não duram para sempre e que, às vezes, face a situações em que não há nada a fazer, é preciso relaxar e aceitar que só o tempo poderá resolver determinadas questões.

Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída pelo 7 de Espadas.

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão/As Trevas (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.

A Chuva encontra-se atribuída à carta A Água (The Watery), pois representa, muito obviamente, uma manifestação da água. O elemento água está, no baralho de Clow, e também nas simbologias ocidental e oriental, atribuído ao grande símbolo Lua, que representa o inconsciente e as manifestações espirituais. A Chuva encontra-se atribuída ao guardião Yue, cujo símbolo é, precisamente, a Lua.

Do pondo de vista simbólico, a chuva é universalmente considerada como sendo o símbolo das influências celestes recebidas pela terra. Não só é um símbolo de fecundidade, no sentido em que a terra que recebe a chuva se torna fértil, mas é também um símbolo da intervenção do divino em muitas mitologias. A chuva tem a sua associação directa com o elemento água, pelo que quer a nível ocidental, quer a nível oriental, ela encontra-se sob a influência da Lua enquanto símbolo. Assim sendo, a chuva pode também representar a inspiração pelo inconsciente e a comunicação a nível espiritual. Deste ponto de vista, a chuva é uma bênção, mas também é manifestação de uma sabedoria superior. A chuva representa o favor dos deuses, já que desce da sua morada (o céu) para a terra, exprimindo um duplo sentido de fertilidade material e espiritual, avanço e prosperidade.

Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd; Dicionário dos Símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant.


1 comentário:

Medii Yoku disse...

Simplesmente adorei... espero ver o significado de todas as cartas... por favor continue postando