domingo, 24 de novembro de 2013

O Gémeo - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura


Boa noite, 


Depois de uns dias de ausência retomamos os nossos trabalhos.


O Gémeo (The Twin)

A carta O Gémeo tem um temperamento agressivo e, para além da sua capacidade de produzir réplicas de objectos e pessoas, manifesta-se fisicamente na forma de dois jovens humanoides gémeos com uma personalidade aguerrida e capazes de desenvolver uma luta corpo-a-corpo bastante eficaz.
Uma das manifestações físicas tem parte da franja em cor-de-rosa e o seu gémeo tem uma parte da franja em azul, o que sugere que se trata de um par de gémeos de género diferente, uma rapariga e um rapaz, isto na versão Sakura. Na versão Clow não existe qualquer distinção.

De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, O Gémeo simboliza a chegada do parceiro ideal, quer a nível profissional ou emocional.
Esta carta indica que neste período será mais favorável trabalhar em equipa do que a nível individual, já que ao nível do grupo as qualidades de cada um são melhor aproveitadas e compensarão as possíveis falhas ao nível individual. O Gémeo estabelece que a abundância de ligações interpessoais trará boa sorte neste período.
Por outro lado, esta carta adverte que agradecer a ajuda dos outros é uma atitude fundamental para manter relações saudáveis. Pode bem acontecer que no dia em que não dizemos obrigada é o dia em que nos vão responder com mais sinceridade sobre essa falta de delicadeza…


Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída pelo Dama de Copas (atenção: no tarot o naipe Copas corresponde ao cálice e não a um coração).

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão/As Trevas (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.

A carta O Gémeo encontra-se atribuída ao elemento fogo, tal como as restantes cartas de temperamento mais belicoso.

Do pondo de vista simbólico, temos que ter em conta que a figura do gémeo vem integrada no significado simbólico dos irmãos, umas vezes gémeos, outras vezes dois indivíduos distintos. Normalmente significam a actividade civilizada e controlada em contraste com o comportamento primitivo. O conflito existente no interior no próprio homem é representado pela dualidade, os irmãos (semelhante ao conflito entre o bem e o mal, que toma a forma de duas consciências – uma em forma de anjo e outra em forma de diabo). No caso dos gémeos é mais evidente que eles representam duas metades de uma unidade. Esta unidade pré-consciente é dividida e torna-se difícil ajustar novamente as partes, contudo quando se ajustam finalmente dá-se a consciência não só da unidade inicial como da unidade final, necessariamente diferentes, assim como se apreende também o processo de criação do próprio conhecimento. A matéria torna-se novamente una e existe mas para além disso conhece-se a sua existência.


Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd.

Sem comentários: