Boa noite,
A carta de hoje é:
O Labirinto (The Maze)
O Labirinto é uma carta que cria micro realidades dentro da realidade
onde se desenrola o anime, sendo que dentro d’O Labirinto a única coisa que
existe é, naturalmente, um labirinto. Contudo, esta carta apresenta propriedades
desafiadoras das leis da física, criando labirintos que extravasam as normais 3
dimensões e criam passagem impossível, baseando-se num princípio de ilusão de
óptica pela perspectiva, ao estilo da gravura Relativity.
O labirinto a nível simbólico é mais profundo do que apenas a visão de
confusão que surge imediatamente na presença de um labirinto físico. Uma vez
que não me lembro bem dos episódios relativos a esta carta, não vou, por agora
explorar as perspectivas do anime sobre outra simbologia que não a de Clow,
contudo, gostaria de observar que a carta é capturada num episódio em que se
encontram dentro do labirinto duas personagens, de sexo oposto, o que se
aproxima da simbologia propriamente dita, depois de rever o episódio poderei
falar mais sobre isto.
De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, O Labirinto
tem como mensagem a confusão do pensamento, a perda de confiança e falta de
controlo sobre as situações, derivada da sensação de se estar perdido.
Esta carta sugere que, na presença de um imprevisto, se faça uma pausa
para pensar sobre a situação, requerendo, assim, que se medite sobre as causas
desse imprevisto – será de facto uma imprevisto ou apenas uma cadeia de acontecimentos
provocados por nós próprios para evitar ter que enfrentar uma situação em
particular? Se assim for, então devemos considerar não só os motivos que
levaram a essa perda de controlo propositada, mas também as consequências sobre
os sentimentos das restantes pessoas envolvidas e que dependem de nós.
O Labirinto aconselha sempre a preparar um mapa mental para os nossos
objectivos, traçando uma estratégia e seguindo-a, evitando perder o rumo. Por
outro lado, também remete para a necessidade de ouvir e considerar as opiniões
e conselhos dos outros, como uma espécie de mapa que possamos integrar na nossa
própria experiência.
Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída 6 de Copas
(atenção: no tarot o naipe Copas é representado pelo símbolo cálice (copa –
taça/copo), em vez de utilizar o mais comum coração).
Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas
de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que
formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão (The Dark), O Fogo
(The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) –
Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos
elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal
resultaria em cartas com nomes caricatos.
A carta A espada surge atribuída ao elemento Terra e encontra-se
subjugada a esta carta, eu diria, do meu ponto de vista, que é porque os
labirintos são essencialmente estruturas construída e sólidas, apresentando-se,
por outro lado, como barreiras, com a simbologia normalmente atribuída às
montanhas/obstáculos, que se regem essencialmente pelo elemento terra.
Estritamente do ponto de vista simbólico, O Labirinto representa o modelo
básico da psique humana, a partir do qual se tece a teia da vida, e também o
caminho ou jornada que a ela conduz e com a posterior saída.
No imaginário ocidental, a simbologia mais marcante do labirinto
concentra-se no mito do minotauro do labirinto de Creta. Agregado a este
conceito é preciso analisar outras simbologias: o minotauro e o cordel. O
minotauro, com cabeça de touro e corpo de homem, representa o domínio dos
impulsos agressivos e primitivos sobre a natureza social e intelectual do ser
humano, representa todas as coisas básicas e recalcadas que enterramos no fundo
na nossa mente (o labirinto) e que permanecem lá para nos “atacar” sempre que
perdemos o contacto com o nosso consciente e nos deixamos levar por tendências
irracionais. No mito, a donzela fornece um cordel ao seu cavaleiro, para que
este não se perca no labirinto e consiga escapar. Para o cordel recorre-se à
simbologia do feminino, já que ´uma figura feminina que o fornece, este
torna-se a serpente do inconsciente e a da intuição e consegue, na sua
flexibilidade, contornar o labirinto com a sua simplicidade.
Para entender o labirinto é preciso sintetizar vários símbolos. Como o
labirinto não é activo em si, apenas um lugar para processar energias e travar
batalhas, ele age em combinação com os símbolos das tendências destrutivas da
natureza a serem dominadas pela integração do feminino e do masculino em
harmonia.
Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd.
Alguém tem sugestões para a próxima carta?
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