quinta-feira, 31 de julho de 2008

Malas de Mão III

Com este post encerro a triologia das malas de mão e bolsas!

Espero que gostem!

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Malas de Mão II

Como prometido ontem, venho cá deixar mais alguns dos meus projectos em malinhas de mão! Espero que gostem!


terça-feira, 29 de julho de 2008

Malas de Mão

Venho, mais uma vez, aqui deixar algumas imagens de acessórios feitos por mim; no caso, trata-se de malas de mão. Hoje deixo só um modelo que tenho em duas cores, uma mala em renda preta e base branca e vermelha, com aplicação de um coração com asas de morcego!


Espero que gostem! Amanhã ponho cá mais!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Lojas no Ebay

Venho agora completar a lista de lojas electrónicas do Ebay que vos tinha prometido há já algum tempo, num outro post do mesmo tema.
-
Tokyo Gems: Esta é uma loja dedicada essencialmente à venda de roupa alternativa; Como calculam, o material deve vir da China, por isso, os tamanhos podem ser pequenos; No entanto, conseguem encontrar alguma variedade, desde camisolas de licra e algodão até tops de napa e vinil.

Cosplay007: Mais uma loja dedicada à comercialização de vestuário, mas desta vez dentro do mundo Lolita! Novamente é um loja cujos produtos vêm da China, por isso, os tamanhos são pequenos, no entanto, esta loja também confecciona por medida, pelo que se não encontrarem os vosso tamanho, basta especificá-lo na encomenda!

Sonice Player: Mais uma loja dedicada ao universo Lolita e Cosplay! Os tamanhos já são um bocadinho mais normais (o XL já é generoso!), portanto não posso assegurar que a loja confeccione por medida.

domingo, 27 de julho de 2008

Chapéus de Chuva - Modificações

-
Mais uma vez venho mostrar-vos um trabalho realizado por mim, bem, na verdade, são dois! Trata-se de modificações que eu fiz em chapéus de chuva normais, seguindo para um deles uma inspiração mais Lolita e para o outro uma mais romântica.
-







-
Espero que tenham gostado das minhas obras!
-

sábado, 26 de julho de 2008

Malas Corpete

É dia para mais um post em que mostro coisas que eu própria fiz; com um pouco de paciência e alguma habilidade consegue-se poupar muito dinheiro, fazendo os nossos próprios acessórios em casa! Hoje tenho para vos mostrar as minhas malinhas corpete, em quatro modelos diferentes.

Os materiais usados oscilam entre o veludo, a ganga, o cetim e o feltro, e, é claro, as rendas e os galões e até um pouco de tule!

Antes de começar é preciso fazer um molde em papel para que as duas partes da mala fiquem perfeitas e emparelhem uma na outra.

Para fazer o molde basta dobrar uma folha ao meio (se uma folha não chegar, então "fitacolem" duas!) e desenhar meio corpete, com o centro a coincidir com a dobra da folha. Depois de cortar irão reparar que, ao desdobrar a folha, o molde apresenta um corpete completo e simétrico!

Espero que gostem do meu trabalho (sim, realmente dá algum trabalho!) e que deixem a vossa opinião!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Castelo

Cá estou eu de volta ao blogue, depois destes dias de interrupção para umas pinturas! Bem, uma vez que demorei tanto tempo acho que vocês merecem ver o resultado final do meu trabalho, e, quem sabe, não se sentirão também inspirados para uma mudança nos vossos quartos!

Como podem ver criei oum efeito de parede de castelo que combina muito bem com a minha parede vermelha (que está por trás da cama). Ora este efeito é muito fácil de criar embora dê imenso tarbalho a pintar, basta recortar em cartolina um molde rectangular com cerca de 40 cm por 19 cm e repetir esse molde ao longo da parede, tendo o cuidado de manter as pedras desfazadas entre si! As colunas foram feitas à mão, pelo que dão um pouco mais de trabalho, mas no fim de tudo, compensa, pois fica-se com um quarto único!

Espero que tenham gostado do resultado final e da ideia em si, pois apesar de dar algum trabalho, cria um ambiente único e perfeito para aqueles que "vivem" na Idade Média!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Hairdresses Lolita

Hoje e nos próximos dias vou dedicar este espaço à auto-promoção, fazendo um pequeno apanhado das coisas que já fiz para eu própria usar e gostava de ter a vossa opinião!


Hoje vou fazer um post sobre um acessório de que gosto particularmente, apesar de não os usar muitas vezes! Complemento de qualquer fatiota Lolita, também ficam muito bem com vestidos compridos ao estilo victoriano e medieval; falo dos hairdresses, uma espécie de fita para o cabelo extremamente elaborada e decorada com muitas rendas! Este é um tipo de acessório que se encontra muitas vezes em bonecas de porcelana, onde as lolitas vão buscar inspiração!

Bem, espero que gostem destes acessórios, que foram feitos por mim! Um dia ponho cá instruções de como se fazem, é muito simples na verdade!

Já agora, queria agradecer a vossa paciência para os próximos dias, pois vou estar a pintar o meu quarto e não vou poder fazer posts novos! Também outro ponto, alguns de vocês devem ter reparado que as fotos mudaram, pois é pediram-me que não metesse as fotos da minha modelo na internet, por isso tive que recorrer à "Vanessa", que é uma boneca gigante da minha irmã! Espero que ao se importem pois a Vanessa vai ser a partir de agora a minha modelo oficial quando postar coisinhas feitas por mim!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Coisas Relativamente Normais

Hoje é diz para mais um "show and tell" sobre coisas que foram e podem ser encontradas em lojas normais e em lojas mais ou menos normais no ebay!


Mais uma loja que se encontra em qualquer centro comercial, a Acessorize, onde, por altura do Ano Novo, se podem encontrar leques de penas em várias cores, nomeadamente preto, branco e vermelho!


Mais uma vez, referência a uma loja que também se encontra qualquer centro comercial, a Claire's, uma loja de acessórios que tem uma parte dedicada à moda mais alternativa! Hoje dedico esta parte do post a um acessório em particular: as luvas!


Agora, uma loja electrónica, que podem encontrar no post que fiz sobre lojas do Ebay, a Fancy Tango, da qual mostro um artigo que lá adquiri, umas pulseiras (um par) assim mais ao estilo Lolita!


Por último, um acessório comprado no lugar mais insuspeito! Falo da Festa do Avante, que convém nunca perder pois podem encontrar-se lá preciosidades, como esta sombrinha de renda, que foi adquirida na "barraca" da China, na parte internacional da feira!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Goth and "Dark" Culture goes Pop?

Na continuação de um tema que já tinha sido lançado noutro local e que, de momento, se encontra congelado, transfiro para aqui algum do material coligido por mim sob a égide da Cultura Pop. Trata-se de um compilação de filmes, séries e outras personagens que levaram para a Cultura Pop uma marca mais alternativa!

Como devem calcular, muita gente reconhecerá o local de origem, este material já foi reunido há muito tempo, pelo que se trata mais de um arquivo de informação do que propriamente posts novos.


Começo hoje com uma novela que foi um fenómeno tanto no Brasil como em Portugal, cujo ambiente e história evocam contos típicos da literatura gótica e de horror, a VAMP foi um marco na cultura televisiva brasileira e representa na perfeição a penentração do obscuro na cultura popular.
Para verem o elenco completo e outras curiosidades sobre a novela vejam: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vamp_%28novela%29
Esta telenovela retrata a convivência pouco amistosa entre pessoas e vampiros e até mesmo entre os próprios vampiros há conflitos. E, pelo menos, eu lembro-me da Natacha mais a viagem pelos planetas e coisas deste género; como aquela vampira maluca que se vestia com placas de metal e uns soutiens que pareciam mísseis!!!
-
Natasha foi a primeira vampira da dramaturgia brasileira, e deixou muitos marmanjos de queixo caído. A personagem foi interpretada pela bela Cláudia Ohana na novela Vamp, de 1991. Ela vendeu sua alma ao terrível Conde Vladimir Polanski para alcançar o sucesso como cantora de rock. No entanto, não era uma criatura do Mal: ao contrário, logo se arrependeu do pacto com Vlad e pôs-se a fugir dele, escondendo-se na cidade de Armação dos Anjos. Lá, ela reencontrou seu amor de vidas passadas, o capitão Jonas, personagem de Reginaldo Faria. Enciumado e receoso de que esse amor medieval pudesse voltar à tona, o Conde Vladimir passou a perseguir Natasha e a família do capitão, causando trapalhadas que renderam boas risadas ao público.
Além do sanguinário Conde Vladimir Polanski (Ney Latorraca), e da sensual cantora Natasha, a novela "Vamp", escrita por Antônio Calmon e dirigida por Jorge Fernando em 1991, também apresentou aos espectadores uma família de vampiros que conquistou todo o Brasil com suas trapalhadas. Trata-se da família Matoso, que tinha como integrantes o empresário Matoso (Otávio Augusto), o chefe da família, vampiro de um só canino e sotaque hilariante; seus filhos Matosão (Flávio Silvino), um vampiro Bad Boy e mau-caráter, e o pequeno Matosinho (primeiro papel de André Gonçalves), o único bonzinho de uma família de trapaceiros. Para completar este absurdo circo de horrores, a família das trevas tinha como madrasta a insuportável Mary Matoso (interpretação marcante de Patrícia Travassos - foto), a primeira Vamperua da TV brasileira, uma interesseira de marca maior que não cansava de arrastar suas asinhas de morcego para o lado do terrível Vlad e de muitos outros vampiros e homens do folhetim.



quinta-feira, 10 de julho de 2008

Transformar um dossier

Estão fartos do regresso às aulas porque nunca encontram material escolar que vos agrade? Então a solução pode passar por um dossier normal, um pouco de veludo e muita paciência!

Materiais:

- Veludo preto
- Dossier A4
- Feltro em cor à escolha (facultativo)

1º passo: Colocando o dossier aberto sobre o avesso do veludo, marcar, com uma caneta branca ou com um lápis de costureira, o tamanho do dossier. Ficarão com um rectângulo desenhado na parte de trás do veludo - quando forem cortar este rectângulo devem cortar deixando uma margem de pelo menos 1 cm entre a zona do corte e a marca do dossier;

2º passo: Cortar dois pedaços de veludo para a parte de dentro do dossier, contando com o tamanho que vai desde uma das pontas até às argolas e fazendo o mesmo para o outro lado, assim uma das partes vai ser ligeiramente maior que a outra, se o dossier não tiver as argolas na dobra, ou seja, ao centro. NOTA: estes dois pedaços de veludo devem ter a mesma altura que o pedaço grande, ou seja, serem um pouco maiores que a marca da caneta. Também devem ser um pouco maiores que o tamanho final esperado para que se possam fazer baínhas do lado de dentro, ou seja, devem ser mais compridos que a medida que tirarem de cada lado da capa até às argolas.

3º passo: Este passo é facultativo, destina-se só àqueles que quiserem colocar uma cruz na parte da frente do dossier! Portanto, cortar uma cruz de feltro de tamanho razoável para o dossier e cosê-la ao pedaço maior, tendo o cuidado de verificar o sentido da costura, uma vez que os pedaços de veludo vão ser cosidos pelo avesso, convém posicionar o pedaço que corresponde à parte maior da parte de trás da capa no sítio onde vai ser cosido, alinhavá-lo e virar a peça para o direito, e "vestir" o dossier, marcando o lugar da cruz na parte da frente do dossier. Deste modo não há enganos! Assim que a cruz estiver no lugar marcado, devem descoser o alinhavo e retirar a parte do veludo que corresponde à parte mais larga da parte de dentro do dossier, para poder coser a cruz ao seu lugar, usando um ponto pequeno ou a máquina de costura.

4º passo: Fazer uma baínha pelo lado da altura nos dois pedaços de veludo que correspondem à parte de dentro do dossier (esta baínha é só para um dos lados mais altos, os outros três lados fica sem costuras);

5º passo: Posicionar as parte de veludo sobre o pedaço maior, fazendo coincidir veludo com veludo, de modo a que visto por cima e por baixo apenas apareçam os avessos. Neste passo, deve também fazer-se coincidir a parte maior dos dos pedaços mais pequenos com o local onde foi cosida a cruz, ficando a parte que corresponde à parte maior da parte de dentro do dossier exactamente por cima da cruz. NOTA: para marcar os lugares dos pedaços mais pequenos é preciso medir o dossier, ou seja, medir o tamanho que vai desde o inínio da capa até as argolas, quer do lado grande, quer do lado pequeno, marcando essa medida com um alfinete no veludo grande. Assim, quando se fixer coincidir veludo com veludo, a costura que fizeram deve bater no lugar onde estão os alfinetes!

6º passo: Coser as as duas partes de veludo ao veludo maior com a máquina de costura ou com um ponto muito pequeno (coser à mão dará muito trabalho e é precisa muito paciência).


Este é um projecto que vai consumir muito tempo e paciência e que para ser mais rápido requer a utilização de uma máquina de costura, o que nem toda a gente tem em casa, pelo que quem decidir fazer este projecto à mão vai demorar bastante tempo e pode aborrecer-se com facilidade! De qualquer modo, espero que gostem da ideia!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Coisas diferentes em lojas normais II

Mais uma vez venho dar a conhecer alguns objectos que foram adquiridos em lojas normais, mas que podem fazer parte de uma decoração mais alternativa.


De novo uma loja já cá catalogada, a Casa, onde ainda podem encontrar (no domingo passado ainda haviam na Casa do Almada Fórum) um acessório muito medieval, uma daquelas tochas que se colocam na parede.


E agora, para quem prefere o Barroco e todo o dourado de Versailles, um útil objecto que podem encontrar na C&A sempre por altura do Natal.

Bem, com mais estas fotos o meu espólio decorativo está a acabar-se, mas espero que estes posts sejam de algum modo úteis!

Preços:

- Tocha: cerca de 7€, na loja de decoração Casa;

- Relógio: até 15€, dependendo do modelo, na loja C&A;

terça-feira, 8 de julho de 2008

Gothic Bouquet

Gostam de flores, mas é um vício muito caro ou não encontram nada em preto. É verdade que as flores podem ser um elemento muito importante numa decoração, por isso, para evitar muitos gastos e para conseguir a cor perfeita, vamos recorrer às flores de plástico!


Materiais:
- Rosas vermelhas (para fazer rosas negras)
- Rosas brancas
- Tinta acrílica vermelha
- Spray preto sem brilho
- Pátina dourada (facultativo)

Rosas negras

1º passo: pintar as rosas vermelhas com o spray, podendo cobrir toda a cor vermelha ou deixar um pouco dela no centro das rosas.

2º passo: colocar pátina dourada nas pontas das pétalas e nas folhas.

No final podem sempre arranjar o vosso bouquet com tule!

Rosas Brancas

Passo único: pintar as rosas com tinta acrílica, de modo a que pareça que estão sujas de sangue (assim, as enfadonhas rosas brancas têm um toque mais alternativo).


Preços:

- Rosas de plástico: entre 1,50€ a 3€, dependendo da qualidade;

- Spray: cerca de 10€, em lojas como a Max Mat ou a AKI;

- Pátina Dourada: até 5€, em lojas de tintas para decoração;

- Tinta acrílica: até 10€, na Papelaria Fernandes;

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Mini Top Hat de inspiração Victoriana

Hoje trago-vos um projecto que realizei há já algum tempo, por isso não tenho fotos do processo criativo, mas apenas do produto final, que é um mini top hat de inspiração victoriana.
Materiais:
- Mini top hat de plástico, que se compra em lojas como a Party Fiesta;
- Veludo preto;
- Fita de veludo em preto com ligeiramente mais que 1cm de largura;
- Tecido leve e vaporoso para o véu;
- Duas rosas com pregadeira em preto;
-
1º passo: forrar o mini top hat com o veludo preto. Cortar uma rodela, ligeiramente maior que o topo do chapéu, e uma tira de veludo que dê uma volta à parte alta do chapéu (deixando um pouco de tecido a mais a contar com a costura); Unir estas duas peças cosendo a tira de veludo em toda a volta da rodela (aqui ficarão com uma espécie de copo de veludo, que encaixará na parte alta do chapéu como uma capa). De seguida, cortar duas rodelas ligeiramente maiores que a base do chapéu, fazendo no centro das duas um buraco do tamanho do topo do chapéu (ficarão com uma espécie de "O"); Coser estas duas rodelas uma á outras apenas pelo lado de fora, de modo a que a possam depois encaixar na aba do chapéu ficando um dos buracos à volta da parte alta do chapéu e o outro por baixo da base do mesmo. Despois de tudo "vestido" no chapéu coser o "copo" de veludo ao "O" de veludo pelas partes que se juntam na base da parte alta do chapéu (não se preocupem com uma costura perfeita pois ficará tapada epla fita de veludo).
-
2º passo: colocar a fita de veludo em volta da base da parte alta do chapeú e cosê-la ao veludo, com um ponto muito míudo para que não se note.
-
3º passo: cortar um quadrado de tecido leve e fino e fazer-lhe baínhas (este tecido servirá de véu); Coser um dos cantos à parte de dentro do chapéu, fazendo com que o bico do tecido fique dentro do interior do mini top hat (aqui o tecido terá que ser cosido enrugado, fazendo pregas, pois será demasiado largo para a parte do chapéu em que será cosido). NOTA: deve fazer-se coincidir a costura do véu com a parte de trás do chapéu, ou seja, numa das partes mais estreitas e onde ficará a junção da fita de veludo, que depois será escondida pelas rosas.
-
4º passo: colocar as rosas com pregadeira por cima da junção da fita de veludo, uma ligeiramente para a esquerda enquanto a outras mais para a direita

Para este acessório é precisa alguma paciência, nomeadamente na altura de forrar o mini top hat!
-
Preços:
- Rosas com pregadeira: de 1,5o€ a 3€, nas lojas do chinês;
- Veludo e tecido fino e vaporoso: Feira dos Tecidos, o preço varia consoante o tipo específico de tecido que escolherem;
- Fita de veludo: em qualquer retrosaria, o preço varia, mas nunca mais que 2€ o metro (para a grossura pretendida);
- Mini Top Hat de plástico: até 1,50€, em lojas de material para festas;
-
Espero que tenham gostado deste projecto, que dá algum jeito para roupas mais elaboradas ou para um fato de carnaval mais histórico!

domingo, 6 de julho de 2008

Coisas Diferentes no EBAY

Mais uma vez venho listar sítios onde se podem encontrar acessórios alternativos, mas desta vez venho deixar aqui links para lojas e vendedores do ebay! Sim, esse é um mundo cheio de acessórios diferentes e mais virados para mentes diferentes e não é assim tão difícil de usar essa plataforma de compras e vendas!

http://stores.ebay.com/Moon-Maiden-Jewelry - Esta é uma loja especializada em acessórios alternativos, como por exemplo, "circlets" (não faço ideia de como se chamarão estes acessórios em português, mas são aqueles fios que se usam na cabeça e normalmente têm pendentes na testa!)
http://stores.ebay.com/VALUVEIL-WEDDING-VEIL-STORE-FOR-YOU - Esta é uma loja de artigos para casamento, mais propriamente de véus e ligas. Tem uma secção especial só com véus em preto (podem encontrar um link para esta parte do site Valuveil na secção de links de lojas)
http://stores.ebay.com/365skyshop - Esta é uma loja que tem vários artigos que em nada vos interessarão, mas tem também alguns itens que podem ser interessantes, como leques de renda e sombrinhas de renda também
http://stores.ebay.com/fancytango - Esta é mais uma loja de acessórios, onde podem encontrar desde mochilas até pulseiras e wristbands!Espero que este post seja de alguma utilidade para os utilizadores do ebay, com o tempo virei cá listar mais lojas, de forma a poderem ter um directório completo de onde fazer boas compras!

Coisas diferentes em lojas normais

Mais uma vez, um post sobre lojas comuns onde se pode encontrar acessórios mais alternativos. Uma dessas lojas é a loja Bijou Brigitte, que podem encontrar na baixa de Lisboa. Esta loja tem uma enorme colecção de gargantilhas, fios e anéis em tons de prata e preto e com motivos alternativos, como serpentes e dragões. É também fácil encontrar lá imensas gargantilhas com um toque de gótico!

Este tipo de acessório também se pode encontrar noutra loja dita normal, a Claire's. Esta loja costuma ter uma parte dedicada só a acessórios mais alternativos, tais como gargantilhas, anéis com grandes pedras e luvas, com motivos mais "dark" como caveirinhas e crucifixos.

Ainda noutra loja normal é possível encontrar acessórios com um toque especial, essa loja é a C&A onde se podem encontrar com alguma frequência fios com aqueles pendentes onde se podem guardar fotografias! Mas também na loja mais inesperada se pode encontrar alguma coisa! Na Party Fiesta, uma loja de artigos para festas e festividades, podem encontrar-se acessórios para máscaras de carnaval que não ficam nada mal com uma fita de veludo, tal como o pendente que se vê ao meio da foto!


Esta é mais uma prova de que as lojas comuns têm muito para oferecer!

sábado, 5 de julho de 2008

Toucado Medieval

-
Este é um post para quem vive apaixonado pela Idade Média. É um projecto mais elaborado e mais difícil de fazer que os anteriores, mas com um pouco de paciência terão um acessório único, fantástico para usar numa feira medieval, por exemplo.
-
-
Materiais:
- Veludo preto
- Fita de cetim até 1cm de largura, de cor à escolha
- Tecido fino e vaporoso para o véu
- Bandelete
- Lantejoulas e missangas pretas
-
-
1º passo: Cortar uma tira de veludo com ligeiramente mais que o dobro da largura da bandelete. Coser essa tira pelas partes mais compridas, neste passo o veludo fica com o direito virado para dentro, enquanto o avesso fica por fora, vendo-se só este depois de coser. No final, vira-se a peça ao contrário de modo a que o direito fique para fora e o avesso e a costura fiquem para dentro, nesta altura ficarão com uma espécie de tubo de veludo.
-
-
2º passo: Coser uma das extremidades, ficando apenas com uma delas aberta. Agora é só encher o "tubo" de veludo com algodão ou restos de tecido, neste passou ficarão com uma espécie de "chouriço de veludo", no qual será inserida a bandelete. Por último, cose-se a extremidade aberta. (neste passo devem certificar-se que a costura do veludo fica para a parte de dentro da bandelete).
-

-
3º passo: Coser as pontas que ficaram de fora da bandelete.
-

-


-
4º passo: Coser a ponta da fita de cetim a uma das pontas da bandelete, ligeiramente na diagonal, de modo a poder enrolar a fita em volta da bandelete, cosendo a outra ponta da fita na outra ponta da bandelete. Repetir o mesmo passo, mas no sentido oposto, de modo a que a fita fique cruzada em cima e em baixo da bandelete.
-


-
5º passo: este passo é facultativo. Como sabem, os toucados era extremamente decorados com pedras preciosas e pérolas, no nosso caso vamos usar lantejoulas e missangas, tendo um dupla utilidade: decorar e ajudar a manter o cruzamento das fitas no sítio! Então, devem coser no topo de cada cruzamento uma lantejoula travada com uma missanga (ou seja, a linha passa pela lantejoula, depois passa pela missanga e volta a entrar pela lantejoula, dete modo a missanga fica como se fosse um botão dentro da sua casa!).
-


-
6º passo: No tecido leve e vaporoso, que pode ser em preto ou da cor que escolheram para a fita de cetim, façam baínhas nos lados mais compridos e num dos lados mais estreitos. No outro lado mais curto a baínha não precisa de ser dupla, e deve ser feita em sentido contrário. (Nota: o tecido deve ter mais ou menos 90 cm por 1,35 m).
-
-

7º passo: Coser o tecido à bandelete, com a baínha simples virada para a parte de dentro, ou seja, encostada à parte de baixo da bandelete, deste modo, depois de cosido o tecido, esta não será visível. (Nota: o tecido é muito maior que a bandelete, pelo que deve ser cosido enrugado, criando pregas, de forma a caber na bandelete).
-

-
Com este último passo fica o vosso toucado terminado, o qual deverá ter um aspecto parecido com este!
-

-
-
Preços:
- Veludo: é vendido ao metro na Feira dos Tecidos e o preço varia com o tipo de veludo, pode ir desde 5€ o metro até 25/30€ o metro;
- Fita de Cetim: também é vendida ao metro em qualquer retrosaria, da grossura pretendida até 1€ o metro, depende do sítio onde comprarem;
- Bandelete: compra-se em qualquer loja do chinês e normalmente não custa mais que 2€;
- Tecido leve e vaporoso: o que eu usei compra-se na Feira dos Tecidos a menos de 5€ o metro;
- Missangas e lantejoulas: normalmente nas lojas do chinês, até 1€ por pacote;
-
-
Espero que tenha gostado deste post, porque, sinceramente, deu algum trabalho fazer este acessório!