quinta-feira, 10 de julho de 2008

Transformar um dossier

Estão fartos do regresso às aulas porque nunca encontram material escolar que vos agrade? Então a solução pode passar por um dossier normal, um pouco de veludo e muita paciência!

Materiais:

- Veludo preto
- Dossier A4
- Feltro em cor à escolha (facultativo)

1º passo: Colocando o dossier aberto sobre o avesso do veludo, marcar, com uma caneta branca ou com um lápis de costureira, o tamanho do dossier. Ficarão com um rectângulo desenhado na parte de trás do veludo - quando forem cortar este rectângulo devem cortar deixando uma margem de pelo menos 1 cm entre a zona do corte e a marca do dossier;

2º passo: Cortar dois pedaços de veludo para a parte de dentro do dossier, contando com o tamanho que vai desde uma das pontas até às argolas e fazendo o mesmo para o outro lado, assim uma das partes vai ser ligeiramente maior que a outra, se o dossier não tiver as argolas na dobra, ou seja, ao centro. NOTA: estes dois pedaços de veludo devem ter a mesma altura que o pedaço grande, ou seja, serem um pouco maiores que a marca da caneta. Também devem ser um pouco maiores que o tamanho final esperado para que se possam fazer baínhas do lado de dentro, ou seja, devem ser mais compridos que a medida que tirarem de cada lado da capa até às argolas.

3º passo: Este passo é facultativo, destina-se só àqueles que quiserem colocar uma cruz na parte da frente do dossier! Portanto, cortar uma cruz de feltro de tamanho razoável para o dossier e cosê-la ao pedaço maior, tendo o cuidado de verificar o sentido da costura, uma vez que os pedaços de veludo vão ser cosidos pelo avesso, convém posicionar o pedaço que corresponde à parte maior da parte de trás da capa no sítio onde vai ser cosido, alinhavá-lo e virar a peça para o direito, e "vestir" o dossier, marcando o lugar da cruz na parte da frente do dossier. Deste modo não há enganos! Assim que a cruz estiver no lugar marcado, devem descoser o alinhavo e retirar a parte do veludo que corresponde à parte mais larga da parte de dentro do dossier, para poder coser a cruz ao seu lugar, usando um ponto pequeno ou a máquina de costura.

4º passo: Fazer uma baínha pelo lado da altura nos dois pedaços de veludo que correspondem à parte de dentro do dossier (esta baínha é só para um dos lados mais altos, os outros três lados fica sem costuras);

5º passo: Posicionar as parte de veludo sobre o pedaço maior, fazendo coincidir veludo com veludo, de modo a que visto por cima e por baixo apenas apareçam os avessos. Neste passo, deve também fazer-se coincidir a parte maior dos dos pedaços mais pequenos com o local onde foi cosida a cruz, ficando a parte que corresponde à parte maior da parte de dentro do dossier exactamente por cima da cruz. NOTA: para marcar os lugares dos pedaços mais pequenos é preciso medir o dossier, ou seja, medir o tamanho que vai desde o inínio da capa até as argolas, quer do lado grande, quer do lado pequeno, marcando essa medida com um alfinete no veludo grande. Assim, quando se fixer coincidir veludo com veludo, a costura que fizeram deve bater no lugar onde estão os alfinetes!

6º passo: Coser as as duas partes de veludo ao veludo maior com a máquina de costura ou com um ponto muito pequeno (coser à mão dará muito trabalho e é precisa muito paciência).


Este é um projecto que vai consumir muito tempo e paciência e que para ser mais rápido requer a utilização de uma máquina de costura, o que nem toda a gente tem em casa, pelo que quem decidir fazer este projecto à mão vai demorar bastante tempo e pode aborrecer-se com facilidade! De qualquer modo, espero que gostem da ideia!

Sem comentários: