domingo, 3 de janeiro de 2010

Transformar uma camisola I - Punhos

-
Boa noite...


Já alguma vez viram na loja do chinês uma camisola que até era de renda e até era preta, e até podia ser gira não fosse o facto de se parecer com uma camisola de interior e ser toda direita com um decote redondo horrível? Bem, isso vai deixar de ser um problema. Pelo menos para mim deixou de ser!


Com umas simples costuras e algumas horas depois, é possível transformar uma dessas camisolas terríveis da loja do chinês. No início a minha ideia era tão-só mudar-lhe as mangas e acrescentar um punho de folho, mas a criatividade arrancou à minha frente e acabei por mudar-lhe também a gola e encurtar a altura. DE uma camisola ainda me sobrou renda para outro projecto!


Mas, passemos a coisas mais importantes, o making-of dos punhos de folho:



1.º Passo:
Com a camisola vestida, marcar com um pequeno alfinete o local onde deverá ficar, por cima das costas da mão, o bico da manga.





2.º Passo:
Cortar o bico da manga, cujo vértice ficará na marca feita no passo anterior, criando uma forma triangular na manga. O tamanho de tecido a retirar fia ao gosto de cada um, dependendo do tamanho e tipo de folho que vão usar. Eu retirei cerca de 8 cm de tecido da parte de dentro, deixando o vértice com o comprimento original da manga.







3.º Passo:
Fazer as respectivas baínhas no tecido cortado. Colocar um anel de fio para prender a manga à mão, evitanto, assim, que esta saia do sítio. Podem aproveitar para apertar a manga antes de fazer as baínhas, assim vai ficar mais justa e terá um efeito mais bonito.





4.º Passo:
Num tecido vaporoso e transparente, neste caso, escolhi o voile, cortar uma tira de tecido com um comprimento entre o dobro e o triplo do tamanho da abertura em bisel feita na manga. Esta tira deverá ser da largura que escolherem para colocar no folho, mas não se esqueçam de dar sempre um pouco mais de tecido para as baínhas. No meu caso, a tira ficou com uma largura final de cerca de 8 cm.





5.º Passo:
Fazer as baínhas normais nessas tiras de voile, pelos lados do comprimento. Fazer pregas fazendo coincidir o tamanho de comprimento final da tira com o tamanho da abertura em bisel, acrescentando um cm em cada lado para a costura de fechar o folho. Para quem tiver máquina de costura este processo é bem mais fácil - basta coser em todo o comprimento de um dos lados, com um ponto muito lasso, depois é só puxar um dos fios para enrugar a costura e a tirar tomará uma forma de "O".





6.º Passo:
Coser o folho de voile à manga da camisola e decorar com galão a gosto.










Como podem constatar, algum trabalho e paciência, mas um excelente resultado final, e bem mais barato do que comprar uma já feita assim... Infelizmente não é para toda a gente, mas mesmo assim, não é das coisas com mais ciência, é basicamente cortar a coser a direito!
-

Sem comentários: