segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Transformar uma camisola II - Gola

-
Boa noite...


Continuemos então com a transformação de uma banal camisola do chinês... Desta vez, a gola.



1.º Passo:
Ajustar a camisola ao tamanho desejado, usando alfinetes para marcar a margem da costura. Remover o forro, se for preciso, e cortar o excesso de tecido nas costuras.







2.º Passo:
Cortar a gola, para formar um decote bastante aberto. Este passo tem que ser um pouco feito a olho. Bem, eu suponho que exista um método mais "científico" no que toca à arte de costurar para fazer isto, mas como eu não qual é esse método e fiz a olho os cortes também não posso dar indicações quanto a isso. Mas pronto, eu fiz assim: marquei o centro da camisola e a altura de tecido que queria retirar, desde a gola original, e depois cortei em "U" até aos ombros, apenas da parte da frente.





3.º Passo:
Com o que já foi cortado virado para cima, como mostra a imagem anterior, cortar o resto da gola, pela parte da costas, criando um decote harmonioso, mas deixando a parte de trás da camisola com o máximo de altura possível, eliminando apenas a costura da gola antiga e os excessos de tecido na zona dos ombros.





4.º Passo:
Fazer uma baínha em volta do decote. Se o tecido da camisola não se desfizer podem optar por virar apenas o tecido para dentro e coser, mas se for um tecido que desfia  melhor é sempre fazer uma costura com duas voltas.


5.º Passo:
Repetir o processo de criação das tirar de voile que foi utilizado nos punhos. Já sabem, entre o dobro e o triplo da medida da gola, dependendo do quão enrugado vão querer que fique o folho. Aplicar o galão decorativo, como nos punhos.






Et voilà!


Before




After


-

Sem comentários: