segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

5 Plantas para Morticia Addams

-
Boa noite...


Uma ideia diferente para pessoas diferentes. Por gostar muito de flores e plantas no geral, decidi, depois de encontrar várias coisas bizarras pela net, juntar umas quantas dignas da estufa da Morticia. Desde pequenas plantas carnívoras bem conhecidas até autênticos monstros da botânica, eis um agrupamento das coisas verdes (ou não) mais indicadas para um jardim dos horrores.







Planta carnívora adorável, que forma belas ânforas cheias de líquido pegajoso para atrair os insectos. Claro está que que não serve os propósitos da polinização e antes os da digestão. Os insectos ficam colados ao líquido digestivo e são dissolvidos e absorvidos pela planta. Existem cerca de 120 espécies de Nephentes. Esta família compreende os tipos do Velho Mundo, desde África até à Ásia, enquanto a família Sarraceniaceae compreende os tipos de plantas com bolsa digestiva pertencentes ao Novo Mundo, como por exemplo os tipos sul americanos. Normalmente as bolsas crescem a partir de lianas e ficam penduradas como candeeiros virados ao contrário, mas também podem surgir numa forma tubular a partir do chão, como taças.







Mais uma maravilha da botânica dos filmes de terror. A dionéia é um clássico no que toca às plantas carnívoras e serve de inpiração para a planta de estimação que se vê na estufa da mansão Addams. Uma das poucas espécies vegetais com a capacidade de realizar movimentos, esta fofura "morde" as presas que posam nela. O mecanismo é activado por uns pêlos especiais que a planta possui, muito sensíveis, na abertura da sua armadilha. Além de ser pequena o bastante para se ter num vaso em casa, o que aposto que toda a gente adorava, tem também uma floração bonita de flores brancas de cinco pétalas separadas.


Amorphophallus titanum - Corpse Flower/Flor-Cadáver/Jarro Titã





Com uma média de 6 metros de altura por 5 metros de largura, pesando cerca de 50 quilos, este é um exemplar para jardins espaçosos e para donos megalomaníacos, tanto no que toca ao tamanho, como no que toca ao cheiro. Vinda directamente das florestas húmidas da Indonésia, ilha de Sumatra, este é um monstro de cores fúnebres, não é carnívora, mas tem um cheiro nauseabundo que usa para atrair insectos para ser polinizada. É a maior inflorescência do reino vegetal.


Rafflesia arnoldii - Flor-Cadáver





Com uma flor de um metro de diâmetro, esta planta produz a maior flor do reino da botânica. E a mais incrivelmente mal-cheirosa... Esta planta produz um odor similar ao de um cadáver em decomposição, mas especificamente o cadáver de um mamífero, para atrair os insectos que vão realizar a sua polinização. Não é uma planta carnívora, aliás, os cientistas nem sabem bem se é uma planta, pois não tem sequer clorofila e vive como parasita de árvores, nas ilhas indonésias. Assim como a precedente planta, tem a alcunha de flor-cadáver, do indonésio,  "bunga bangkai" – bunga significa flor e bangkai significa cadáver;







Por último, mais uma plantinha carnívora! As Dróseras prendem os insectos nas suas bolhinhas de "cola", que parecem pequenas pérolas cristalinas no topo dos pêlos que saiem das folhas espatuladas. As Dróseras são plantas vivazes que se espalharam pelo mundo todo, com excepção das Antártica, e são, conjuntamente com as Armadilhas de Vénus, as plantas carnívoras mais apreciadas para cultivar em vaso e ter por casa. E isto porque não têm o incómodo de perfumar a casa com o odor a morgue do terceiro mundo.



Pronto, por hoje creio que é tudo... Agora vou-me dedicar à pesquisa de plantas com floração em tons funebres...
-

5 comentários:

Anónimo disse...

poderia divulgar essas flores em algum site?

Ricardo Miranda disse...

Tudo o que precisas de saber sobre as plantas carnívoras está na CPPC, Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras. Até para quem se quer iniciar no cultivo destas plantas, existe ofertas de sementes para os seus membros.

Flora PANDINI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flora PANDINI disse...

Olá! Achei interessante o seu post!
Se quiserem saber algo mais sobre as plantas carnívoras, ou em especial as Nepenthes, visitem:
http://nepentheiros.blogspot.com
Grande abraço!

lolita dress disse...

GREAT SHARING. THANKS FOR YOUR EFFORT.
Perfect stuff as usual..Great post.Really an innovative and interesting idea. Thanks for informative listing.