quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

The Graveyard Sessions - 23/01/2010 - Archétypo 120

-
Especialmente para os preguiçosos que não gostam de links que enviam para outras páginas, onde se tem que ir à procura da informação... E também porque me apetece...





 
 
 
Da génese remontante ao final da década de 80, estes músicos souberam reinventar-se ao ritmo das novas tecnologias, levando ao nascimento do formato actual, em 2004, de nome Archétypo 120, apesar de o original nome de registo do "bebé" ter sido Kali Ashti. O primeiro suporte material surge em 2006, depois de muito compor e ensair,  com gravação e produção de David Reis (In Tempus) e Pedro Morcego (Phantom Vision) e de resultado "Obsession". Em 2007, suporte cibernético e gratuito de um promo, com os temas "Angel's Fall" - vídeo acima - e "Heartache and Death" - música acima. 2008 é ano da edição da actuação ao vivo - "First Whispers - Live at Plano B, Porto, 20/03/08" - que também é disponibilizada em formato virtual e gratuito. Este registo presenteou o público com dois novos temas.
 
 

Archétypo 120 @ Graveyard Sessions - 23/01/2010
 
 
"Presentemente, a banda encontra-se a trabalhar num segundo registo de estúdio, que incluirá 15 faixas, ao mesmo tempo que já está a contruir as traves mestras do terceiro album. Além de terem sido citados no mais recente livro do Mick Mercer, "Music To Die For", está prevista, para este ano de 2009, a sua inclusão numa compilação da Fatal Object, junto com bandas como [audible], Detective, Les Provisoires, MAY vs Femme Fatale, P., Zero Nitrate, entre outras... Foram incluidos, também, na banda sonora da curta metragem/stop motion "Evangelho de um Assassino", com o tema "Dance", e que agora está disponível para visionamento aqui."
 
 
 


Archétypo 120 @ Graveyard Sessions - 23/01/2010
 
 
Formação:
 
JOÃO PEDRO FONTE: Bass.
 
ANTÓNIO MACEDO: programming, guitars (portuguese and electric), bass.
 
PAULO MARTINS: guitars (portuguese, electric and acoustic), lyrics, vocals, percussion, bass, programming, keyboard.
 
 
 
Algumas gravações da Graveyard Session, de 23 de Janeiro de 2010, que encontrei no Youtube:
 
 
 
 
 
Só perdeu quem não esteve presente, pois apesar de se dizer por aí que foi um concerto menos emocionante, a verdade é que também é preciso avaliar as coisas como elas são...
 
Em breve apanhado: apesar de ter começado mais tarde do que o programado, em nada faltou às expectativas daqueles que já conheciam a banda de outras andanças. Música madura, para ouvidos treinados e interessados, preparados para a sonoridade mais calma e penetrante que acompanha aqueles que já fazem música há muitos anos e beneficiam da experiência de muito trabalho árduo! Falo por  mim quando digo que praticamente desconhecia os seus trabalhos, e como tenho pouca queda e nenhum talento para a música só posso dizer que gostei do que ouvi! Um bom concerto para aquecer o público e prepará-lo para emoções mais fortes (Bal Onirique)...
 
Fica a memória para futuras referências, daqueles que assistiram ao evento e muito se regozijaram com ele.
-

3 comentários:

Paulo Martins disse...

Viva! Tudo bem?
Antes de mais, queria agradecer-te as tuas palvras referentes ao nosso projecto e à nossa actuação :-) É sempre bom receber input de pessoas fora do colectivo, ainda mais quando pauta pelo positivo ;-)
Queria perguntar-te se não te importarias que usassemos as fotos que tens no artigo na nossa página do myspace. Muito obrigado pela atenção.
Um abraço,
Paulo Martins

xCUNHAx disse...

Tenho que falar bem já que o vocalista da banda pelos vistos visita o fórum! lol

Mas na verdade até não tenho muito de mal para dizer.Achei apenas o set um pouco comprido demais, fora isso estiveram bem. Gostei bastante da escolha das covers! :)

xCUNHAx disse...

Queria dizer o blog ... ando todo trocado!