sexta-feira, 26 de março de 2010

The Graveyard Sessions - 20/03/2010 - Noctívagus

 -
Boa tarde...


Aproveito o crepúsculo, antes que ele passe de moda, para vos deixar mais um pequeno conteúdo cultural-musical... Desta vez, e como já era esperado, mais uma extensão sobre a última grande festa nocturna das almas tenebrosas, onde consta o relato abreviado em palavras e imagens daquilo que foi a actuação dos






"Inspirados pela beleza nocturna e por todo o seu imaginário de contornos apocalípticos de caos, premonições e visões futuristas. foi esse o elixir para se acender a tocha:Candeia da nossa filosofia a elétrica poesia.a chave do misterio que pode ser gélido como abrasador. "fogueira no frio da paixão”. (talvez?)mas nunca indiferente na tentativa de libertar o mundo dos sonhos da tirania do conformismo. É no palco que a banda encontra a sua máxima expressão, na procura da magnética simbiose."







Membros da banda:

Lino Átila
Nuno D..Ávila
Fernando N.
Lady Miss kill


Os Noctívagus protagonizaram a abertura da mais recente festa das Graveyard Sessions, que tenho lugar no último sábado (dia 20 de Março), como indicado em cima, no espaço do Santiago Alquismista, paredes meias com o Castelo de São Jorge, com vista sobre o rio e os velhos telhados da parte antiga de Lisboa. Como devem ter reparado, estamos parcos em fotos de uma certa menina, que é parte integrante da banda, mas que decidiu esconder-se das objectivas e do público, num recanto do palco, onde se dedicou exclusivamente aos seus afazeres musicais. Por esse motivo, acima só temos três fotos. Não vou colocar nomes nelas, porque correria o risco de me enganar e fazer figuras tristes, portanto, peço a quem dispuser dessa informação para a deixar nos comentários.




Curiosidades:

2009: Os Noctivagus, vêm: referenciado no livro “music to die for”, do escritor e jornalista inglês Mick Mercer.Relativo á última década.
2008: a canção “last night” é editada na compilação, "crawling tunes magazine 4 volume 2", pela revista alemã "crawling tunes".
2007: participam no festival “dead hours fest”, com os “cabeça de cartaz” London After midnight (u.s.a ), realizado em Portugal.
2007: participam no festival “When the spirit..s awake “ realizado na Lituânia
2005: são convidados, para banda de suporte, dos ingleses Nosferatu. no culto club em Almada.
2005: participam no festival “SEIXAL GOTH FEST “, com os “cabeça de cartaz” Cruzshadows, U.S.A.
2005: são convidados para participar na compilação de tributo a “Joy divison” com a canção "Transmission", organizado pela Tomb factory.
2004: a canção “bad dreams” é editado na revista rock sound em formato video.
2003: o video clip "Bad Dreams" obteve o 1ºPosto do Top De Votação, durante três semanas consecutivas, em Julho, no programa Curto Circuito, da sic radical, da tv cabo. www.curtocircuito.tv/historico. Conquistam a mesma proesa durante uma semana, em Outubro, do mesmo canal, no “Top Music”, www.sicradical.pt/maxmusica.
2003: são convidados para participar no evento da promotora “Division house” na cidade de coimbra, no “Le son” com os cabeça de cartaz “Sanguis et Cinis” (AU)
2003: showcase em directo para o programa de rádio "santos da casa" de Ávila,com a coloboração de Gonçalo Vasco do programa "1978", também da R.U.C.
2002: participam no "1ºFesti'Rock"como "cabeças de cartaz", no Parque de Exposições do Montijo.
2002: nova mudança de instalações, desta vez... para Cacilhas, ( Jonhy garage).




Curiosidades:

2001: são "cabeça de cartaz", na primeira concentração de motards em Alcochete, organização do motoClube "Os flamingos".
2001: são "cabeças de cartaz", da festa "Dark/alternativa", concerto de solidariedade, na Voz do Operário, com o convidado Filipe Mendes, guitarrista de Ena Pá 2000.
1999/2000: são "cabeças de cartaz", na passagem de ano, no evento, realizado na cidade do Porto, no club “heavens bar”, pela “nocturnal productions”
1998: participam na tornée dos espanhois “Gothic sex”, no Ritz club em Lisboa. Pela promotora “Division House”.
1998: participam no relançamento da fanzine "entulho informativo" com os "cabeça de cartaz" Tara Perdida, Ritz club em Lisboa
1997: os Noctivagus, mudam de instalações e passam a ensaiar na casa da juventude em Almada.
1996/1997: participam no evento da passagem de ano, organizado pela “adrenaline productions”, realizado na cidade de Aveiro.
1996: participam no “2º gothic festival"; "invoke the dark age”, realizado na cidade do Porto.
1996: uma edição da editora independente “ the Enochian calls” com o nome , "Crime no paraíso", com o apoio da rádio universidade de Coimbra: inclui-o, duas canções dos Noctívagus: cria vampira e castelo da morte do registo, almas ocultas, que chegou ao 1º posto do top de votações do programa Santos da casa (R.U.C).
1994: o primeiro concerto realizado pela banda, foi no Cine-teatro da Cova da Piedade. Na mostra de bandas de Almada, organização da câmara municipal de Almada.
1994 : a primeira sala ensaios, foi num sótão, no Círculo Cultural de Setúbal (Portugal).




Apesar de a casa ter estado longe de estar cheia, isso não impediu a banda de se esmerar na sua actuação, preenchendo todos os recantos do espaço com as suas vibrações. Com o território bem demarcado, esta banda assumiu o palco como seu e abordou o público numa aproximação mais formal e restrita que o usual. Mas não digam as más-línguas que não houve interacção com o público, porque eu bem vi o vocalista sair do sítio várias vezes e comunicar com a audiência, não há é fotos disso, vão ter que acreditar em mim! A não ser, claro está, que venha alguém a fazer prova do que se passou... Como primeira experiência devo dizer que gostei bastante de ouvir as músicas escolhidas e atrevo-me a dizer que algumas ficaram bem melhor ao vivo do que o que eu tinha na memória auditiva, guardada do registo gravado.

Como tenho uma péssima memória para tudo o que é nomes de músicas, fiquei muito intrigada quando alguém pediu "Corta-me a cabeça!", mas como a decoração tinha sido pensada num tema "alicesco", por momentos pensei que teria sido uma interpretação mais extremista da Rainha de Copas. É claro que no preciso instante em que a música começou a soar nos ouvidos de toda a plateia e houve um clamor de agrado, deu para perceber que era mesmo uma música, e das boas e mais desejadas!

Pessoalmente, foi uma das músicas das quais gostei mais do arranjo ao vivo do que o que aparece no site oficial da banda.



Momento de interpretação durenta o tema "Corta-me a cabeça"



Antes de tudo, havia um palco vazio... Depois os Noctívagus disseram "Faça-se música" e a Música fez-se...


Infelizmente não encontrei no Youtube nenhum registo em vídeo da actuação desta noite no Santiago Alquimista, por isso vão ter que se contentar com as músicas disponibilizadas no myspace da banda. Mas encontrei algumas imagens jeitosas dos tempos mais antigos:




Para mais fotografias, visitar as galerias on line de XcunhaX, especificamente a do concerto, e o site http://www.shottoeternity.blogspot.com/.
-

2 comentários:

Anónimo disse...

"Como devem ter reparado, estamos parcos em fotos de uma certa menina, que é parte integrante da banda, mas que decidiu esconder-se das objectivas e do público, num recanto do palco, onde se dedicou exclusivamente aos seus afazeres musicais. Por esse motivo, acima só temos três fotos."


Só uma nota de esclarecimento:

A banda é composta por 3 elementos "humanos"... a Lady Miss Kill é a máquina...

Lady Evyan disse...

Obrigada por esclareceres esse ponto.

Não há então necessidade de mais fotografias.