sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A Espada - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura


Boa noite

Aqui vamos para mais uma carta de Clow/Sakura:


A Espada (The Sword)

A Espada é uma carta agressiva e dominadora, muitas vezes pronta a desafiar a vontade de quem a utiliza, se esta pessoa não se mostrar suficientemente capacitada para o seu manejo - aqui A Espada aplica a sua qualidade de poder destrutivo.
Por outro lado, A Espada, tal como O Escudo, aparece presa por correntes na sua forma ilustrada, o que pode significar que esta carta precisa de ser manejada com cuidado e precisa de ser controlada quando não está a ser usada, devido ao seu poder destrutivo, já que não depende de um espírito para ser utilizada, transformando-se directamente numa arma.
O facto de A Espada ter uma aparência “simpática” e terminar numa ponta de diamante, em vez de terminar na natural ponta afiada, pode estar relacionado com o significado mais benévolo desta carta, que aponta para a simbologia do ideário medieval do cavaleiro justo que parte numa busca pela verdade e cujo símbolo mais directo da sua posição é a espada.
(Nota: durante a Idade Média, e até muito tempo depois, a posso de armas era um exclusivo da nobreza e daqueles que se conseguiam armar cavaleiros, sendo que estes últimos tinham o dever de proteger os fracos e oprimidos, pelo que a espada se transformou num símbolo da busca pela verdade e da sua protecção).




De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, A Espada tem uma dupla mensagem, tal como tem uma lâmina de dois gumes (isto para espadas ocidentais, já que é essa a forma que a espada toma no imaginário de Clow). A Espada tanto representa o lado benévolo do símbolo, representando protecção, a busca pela verdade e a compensação pelo esforço, como representa o poder destrutivo que resulta da utilização da arma.
Esta carta, na sua faceta de símbolo de verdade e de poder, representa a possibilidade de avançar no sentido desejado, mas apenas se prosseguindo com boa intenção. A Espada declara que se a causa for justa, esta será ganha.
Por outro lado, A Espada adverte que utilizar o poder com más intenções redundará num resultado inútil ou até contrário às intenções do seu utilizador, já que o verdadeiro poder nunca poderá ser utilizado se a causa não for justa, caso contrário, os resultados poderão ser devastadores.

Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída pela Dama de Ouros (atenção: no tarot o naipe Ouros é representado pelo símbolo pentáculos, normalmente com a aparência de moedas).

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.

A carta A espada surge atribuída ao elemento Fogo e encontra-se subjugada a esta carta, uma vez que se trata de uma carta de ataque com um temperamento agressivo, tal como todas as cartas do tipo fogo.

Estritamente do ponto de vista simbólico, A espada apresenta-se como a função do pensamento que discrimina, divide e separa, ou como a função intuitiva. Mais uma vez a espada tem duas vertentes opostas, mas complementares que representam dois fios de corte diferentes no corpo da mesma espada. A função intuitiva está atribuída essencialmente às espadas mágicas, pelo que é aqui a que mais nos interessa. Esta característica da espada remete para a capacidade que a intuição tem de penetrar além da superfície das coisas e impele para o conhecimento das coisas de modo instintivo, como um sexto sentido. Mais uma vez aqui, a espada mostra a sua natureza dual, já que muitas vezes é impossível discernir aquilo que é um processo lógico daquilo que sentimos como uma intuição.
Nas respeitantes simbologias concretas relativas à espada, é de salientar neste caso, a simbologia própria da espada do cavaleiro, já que nas cartas de Clow A Espada tem esse temperamento guerreiro. Neste caso, a espada significa a controlo dos impulsos primitivos, subjugados pelo intelecto, o que se adapta perfeitamente à Espada nas cartas de Clow, que apenas responde à força de vontade de quem a consegue controlar.


Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd.


Alguma sugestão?

Sem comentários: