segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O Voo/As Asas - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura


Boa noite


Para hoje temos:




O Voo/As Asas (The Fly)

O Voo/As Asas é uma carta cujo poder assenta na capacitação de uma acção, neste caso, a carta dá ao seu utilizador a capacidade de voar, agregando-se em forma de asas quer a objectos, quer a pessoas. Além deste poder, a carta tem também uma forma física que se aproxima de uma figura muito relevante na simbologia japonesa – o grou.
Como acontece geralmente com as cartas de clow, O Voo/As Asas começa por ser uma carta problemática, apesar de isso não se dever ao um temperamento agressivo, como nas cartas sob o domínio d’O Fogo, mas porque esta carta em particular se encontrava danificada, e por isso, “mal-disposta”.

De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, O Voo/As Asas tem como mensagem essencial a superação de um desafio, “saltar” por cima de obstáculos e o surgimento de uma oportunidade valiosa.
Esta carta sugere um momento auspicioso pata desenvolver e fortalecer relações pessoais. Por outro lado, esta carta representa um aumento de boa sorte e recomenda que se aproveite este momento de fortuna para investir em novos desafios, testes ou audições. Os novos investimentos serão abençoados com uma particular capacidade de resolução de conflitos e problemas, desde que a vontade se mantenha focalizada num só objectivo, evitando o seu desgaste em vários projectos e preocupações ao mesmo tempo.
Por outro lado, esta carta adverte que os bons resultados só poderão ser obtidos se se investir neles toda a nossa capacidade de trabalho e se mantivermos na nossa vida uma visão altruísta e desinteressada que nos permita ajudar os nossos amigos a ultrapassar os seus próprios problemas sem pedir nada em troca nem guardar inveja dos seus sucessos.

Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída 6 de Paus (atenção: no tarot o naipe Paus é representado por um bastão de madeira, em vez de utilizar o mais comum naipe de jogar que parece uma folha de trevo).

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.
A carta O Voo/As Asas surge atribuída ao elemento Ar e encontra-se subjugada a esta carta, fazendo parte de um conjunto de cartas que representam acções ou movimentos.

Estritamente do ponto de vista simbólico, o acto de voar e/ou a presença de asas prende-se com o conceito de passagem para o reino espiritual. Voar capitaliza os poderes da mente, que tem a capacidade de conduzir as forças materiais até ao reino da energia pura e da acção, sem que tal signifique uma perda de substância, mas sim um acréscimo de poder. As asas são essenciais para enfrentar as qualidades elusivas da psique e do intelecto, pois só assim se justifica que a imaginação supere muitas vezes a realidade e leve a resultados reais que, de acordo com o pensamento racional, seriam impossíveis.


Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd.


Então, já chega ou querem mais? ;)


Sem comentários: