sábado, 9 de novembro de 2013

O Labirinto - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura


Boa noite


A carta de hoje é:




O Labirinto (The Maze)

O Labirinto é uma carta que cria micro realidades dentro da realidade onde se desenrola o anime, sendo que dentro d’O Labirinto a única coisa que existe é, naturalmente, um labirinto. Contudo, esta carta apresenta propriedades desafiadoras das leis da física, criando labirintos que extravasam as normais 3 dimensões e criam passagem impossível, baseando-se num princípio de ilusão de óptica pela perspectiva, ao estilo da gravura Relativity.
O labirinto a nível simbólico é mais profundo do que apenas a visão de confusão que surge imediatamente na presença de um labirinto físico. Uma vez que não me lembro bem dos episódios relativos a esta carta, não vou, por agora explorar as perspectivas do anime sobre outra simbologia que não a de Clow, contudo, gostaria de observar que a carta é capturada num episódio em que se encontram dentro do labirinto duas personagens, de sexo oposto, o que se aproxima da simbologia propriamente dita, depois de rever o episódio poderei falar mais sobre isto.

De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, O Labirinto tem como mensagem a confusão do pensamento, a perda de confiança e falta de controlo sobre as situações, derivada da sensação de se estar perdido.
Esta carta sugere que, na presença de um imprevisto, se faça uma pausa para pensar sobre a situação, requerendo, assim, que se medite sobre as causas desse imprevisto – será de facto uma imprevisto ou apenas uma cadeia de acontecimentos provocados por nós próprios para evitar ter que enfrentar uma situação em particular? Se assim for, então devemos considerar não só os motivos que levaram a essa perda de controlo propositada, mas também as consequências sobre os sentimentos das restantes pessoas envolvidas e que dependem de nós.
O Labirinto aconselha sempre a preparar um mapa mental para os nossos objectivos, traçando uma estratégia e seguindo-a, evitando perder o rumo. Por outro lado, também remete para a necessidade de ouvir e considerar as opiniões e conselhos dos outros, como uma espécie de mapa que possamos integrar na nossa própria experiência.

Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída 6 de Copas (atenção: no tarot o naipe Copas é representado pelo símbolo cálice (copa – taça/copo), em vez de utilizar o mais comum coração).

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.

A carta A espada surge atribuída ao elemento Terra e encontra-se subjugada a esta carta, eu diria, do meu ponto de vista, que é porque os labirintos são essencialmente estruturas construída e sólidas, apresentando-se, por outro lado, como barreiras, com a simbologia normalmente atribuída às montanhas/obstáculos, que se regem essencialmente pelo elemento terra.


Estritamente do ponto de vista simbólico, O Labirinto representa o modelo básico da psique humana, a partir do qual se tece a teia da vida, e também o caminho ou jornada que a ela conduz e com a posterior saída.
No imaginário ocidental, a simbologia mais marcante do labirinto concentra-se no mito do minotauro do labirinto de Creta. Agregado a este conceito é preciso analisar outras simbologias: o minotauro e o cordel. O minotauro, com cabeça de touro e corpo de homem, representa o domínio dos impulsos agressivos e primitivos sobre a natureza social e intelectual do ser humano, representa todas as coisas básicas e recalcadas que enterramos no fundo na nossa mente (o labirinto) e que permanecem lá para nos “atacar” sempre que perdemos o contacto com o nosso consciente e nos deixamos levar por tendências irracionais. No mito, a donzela fornece um cordel ao seu cavaleiro, para que este não se perca no labirinto e consiga escapar. Para o cordel recorre-se à simbologia do feminino, já que ´uma figura feminina que o fornece, este torna-se a serpente do inconsciente e a da intuição e consegue, na sua flexibilidade, contornar o labirinto com a sua simplicidade.
Para entender o labirinto é preciso sintetizar vários símbolos. Como o labirinto não é activo em si, apenas um lugar para processar energias e travar batalhas, ele age em combinação com os símbolos das tendências destrutivas da natureza a serem dominadas pela integração do feminino e do masculino em harmonia.


Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd.


Alguém tem sugestões para a próxima carta?

Sem comentários: