terça-feira, 19 de novembro de 2013

O Tempo - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura


Boa noite, 


Hoje começo mais cedo que é para dar tempo de vocês lerem tudo antes de vos dar o sono...


O Tempo (The Time)

O Tempo, como diz o nome, é uma carta com a capacidade de controlar a passagem do tempo cronológico, parando-o, acelerando-o ou abrandando-o, e até reverter a sua passagem.
O Tempo é uma das cartas mais poderosas do baralho de Clow, capaz de parar os efeitos de qualquer outra das cartas, apenas sendo incapaz de controlar a carta O Nada (The Nothing), que parece ser imune a todos os poderes d’O Tempo. Uma excepção é também O Escudo, cuja barreira de defesa O Tempo não consegue ultrapassar, contudo não se sabe até que extensão vai a resistência d’O Escudo, pelo que a única carta oficialmente capaz de contrariar O Tempo na totalidade é a O Nada.
Invocar e utilizar esta carta é extremamente esgotante, pelo que só os feiticeiros mais poderosos seriam, em teoria, capazes de utilizar todo o seu potencial. Para a Sakura e o Syaoran é apenas possível utilizá-la para parar um tempo por breves minutos.
O Tempo toma a aparência física de uma figura humanoide masculina, de idade avançada, com uma respeitável barba e orelhas pontiagudas, que traz consigo uma enorme ampulheta. A forma física desta carta tem enormes semelhanças quer com a figura do Ermita (arcano maior do tarot), quer com a figura simbólica do tempo (enquanto “Pai Tempo” – father time – que invoca a figura mitológica de Cronos, pais dos deuses). Esta carta em particular tem a sua contraparte na carta O Retroceder (ou O Regressar/O Retornar, ou mais artisticamente, O Voltar a trás), que, por seu turno, é representada como uma figura feminina jovem que segura um relógio. Como opostos que são, O Retroceder é eternamente jovem, já que sempre volta a trás no tempo, enquanto O Tempo está eternamente a envelhecer, pois no seu desígnio apenas pode seguir em frente, num fluxo contínuo.




De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, O Tempo tem como mensagem base a independência. Cada experiência, boa ou má, proporciona crescimento individual.
O Tempo estabelece que a nossa existência neste plano tem como objectivo o constante melhoramento do nosso Ser através das nossas experiências, em progressão permanente. Para tal é necessário apreciar todos os momentos ao máximo, dentro dos limites das nossas capacidades.
Por outro lado, O Tempo adverte que casa situação tem uma sua mensagem particular, cada um de nós será capaz de a identificar e lidar melhor com cada experiência à medida que nos tornarmos mais receptivos às suas pequenas indicações. Essencialmente, todas as habilidades melhoram com o treino e o passar do tempo. É necessário investir tempo para aprender a lidar com todas as situações e tirar o melhor partido das experiências por que passamos; muitas vezes só conseguimos alcançar o verdadeiro significado de uma experiência, muito tempo depois da mesma ter passado.

Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída pelo Valete de Copas (atenção: no tarot o naipe Copas não é em forma de coração, mas sim em forma de cálice).

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão/As Trevas (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.

A carta O Tempo encontra-se atribuída ao elemento agregador A Escuridão/As trevas e está sob a jurisdição do guardião Yue.

Do pondo de vista simbólico, o tempo tem uma miríade de significados, pelo que vou tentar centrar-me apenas naquele que penso ser mais relevante para esta carta. O tempo é simbolicamente uma unidade, contudo na sua globalidade está dividido e subdividido em consonância com o modelo da psique. A divisão entre consciente e inconsciente encontra a sua correspondência na divisão entre tempo cronológico conhecido e tempo cronológico desconhecido, na divisão e oposição do passado com o futuro. O Tempo em si remete para a eternidade, uma unidade global essencial que abarca todo-o-tempo e a origem e o fim do mesmo. Contudo, a contagem do tempo não influencia o próprio tempo, nem a sua passagem, tal como escrever com um graveto sobre a superfície da água não deixa qualquer marca. Assim sendo, o Tempo não tem uma demarcação visível entre o passado e o presente, e esse tipo de compartimentação só se manifesta na maneira que a humanidade tem de ver a passagem do tempo em relação a si própria. O Tempo é um ciclo infinito  de inquebrável renovação e expansão.


Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd.


Sem comentários: