segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Sonho - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura


Boa noite, 


Hoje comecei a mexer nisto mais tarde, por isso é que só estou a publicar agora. Como é segunda-feira, temos uma carta com uma descrição mais light a nível do simbólico, porque fosse mais fundo não saíamos daqui tão cedo... Fiquem com:


O Sonho (The Dream)

O Sonho é uma carta capaz de criar sonhos, inclusivamente sonhos premonitórios, se o seu utilizador dominar poderes mágicos. Apesar de não ser uma carta de temperamento agressivo nem malicioso, é uma carta difícil de controlar, já que a sua presença para despercebida a quem não a souber reconhecer.
A forma física que esta carta toma altera entre a de uma borboleta azul (nota: a borboleta é uma símbolo comum para a psique, pelo que parece natural que esta carta tome esta forma, já que os sonhos se desenvolvem dentro da mente) e a de uma figura humanoide feminina. Esta última representação física da carta parece estar em consonância com as características do sonho e necessárias ao sonho, já que tem os olhos sempre cobertos por um enorme toucado, o que indica a sua ligação quer ao sono quer ao desconhecido.




De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, O sonho representa a oportunidade para o conhecimento interior e a abertura de um período para o desenvolvimento do subconsciente e para a sua integração nos processos racionais.
O Sonho indica que a nossa intuição está em harmonia com o universo e que por isso devemos confiar mais nela neste período, até, se possível, confiar em alguns pormenores, conselhos e alertas que nos surjam nos sonhos ou noutro períodos em que a mente resvala para o inconsciente.
Por outro lado, O Sonho também indica que é altura para dar mais valor aos nossos sonhos e desejos e abrir espaço no coração para acreditar nos pequenos “milagres” do quotidiano. Ter um sonho é importante na medida em que permite um desenvolvimento concertado para atingir um objectivo, o que necessariamente leva a um processo de crescimento e aprendizagem sobre nós próprios, mesmo que no final não seja possível alcançar o nosso desejo.
Mas O Sonho também adverte que não devemos esquecer-nos dos outros, relegando-as para um limbo de memórias, quase tão irreais como os sonhos. É o momento ideal para contactar amigos com quem não se fala há algum tempo, pois ao esquecê-los também nós seremos esquecidos e passaremos apenas a pertencer às memórias distantes de alguém, em vez de ter um papel mais real.

Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída pelo 2 de Copas (atenção: no tarot o naipe Copas não é em forma de coração, mas sim em forma de cálice).

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão/As Trevas (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.

A carta O sonho encontra-se atribuída ao elemento agregador A Escuridão/As trevas, possivelmente devido às suas características mais obscuras e porque o sono e os sonhos ocorrem normalmente durante a noite.

Do pondo de vista simbólico, os sonhos constituem o veículo que permite descobrir qual é, para o indivíduo, o valor de outros símbolos. O sonho é o terreno simbólico por excelência, onde tudo é comunicado através de metáforas, analogias e símbolos. Em si mesmo, o sonho é uma manifestação da mente consciente no seu esforço de racionalizar o subconsciente e também uma manifestação do inconsciente no seu esforço de comunicar as suas verdades profundas, obscuras e primitivas à mente consciente.



Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd.


Bons Sonhos...


Sem comentários: