terça-feira, 12 de novembro de 2013

A Flecha - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura


Boa noite, 


Continuamos com carta da Sakura por aqui, para hoje temos:




A Flecha (The Arrow)

A Flecha é uma carta de ataque, temperamental e agressiva. Apesar do seu nome indicar um objecto em particular, a imagem física da carta é a de uma rapariga que dispara com arco e flecha e o seu poder é o derivado da acção das flechas quando disparadas como arma. Como a dinâmica desta carta permite a análise composta, a simbologia remeter-nos-á para o conjunto arco e flecha e não apenas para a flecha, já que aqui, a imagem visual da carta extravasa o seu nome. Certo é que a utilização de uma figura feminina para o funcionamento desta carta nos aproxima mais da simbologia da Deusa da Caça (Artémis ou Diana) do que apenas da simbologia fálica dos objectos tipo espada/lança.

De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, A Flecha é uma carta que sugere o aparecimento de uma onda de energia renovada, mas, por outro lado, também pode indicar uma certa tendência para a agressividade.
Esta carta indica que, no período que se analisa, existe ou irá existir uma inesperada quantidade de energia que, se canalizada para um determinado objectivo, levará à sua concretização mais rápida. Também indica que os resultados das nossas acções poderão ser mais facilmente e mais rapidamente alcançados se dirigirmos para eles a energia mais positiva que conseguirmos emanar.
Pelo lado negativo, a Flecha indica-nos que uma grande força de vontade sem qualquer objectivo não servirá qualquer propósito e não gerará quaisquer frutos. Uma excessiva demonstração de ambição, a tornar-se ganância, mesmo que focalizada num objectivo legítimo, poderá trazer problemas, já que os fins não justificam todos os meios.

Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída Ás de Ouros (atenção: no tarot o naipe Ouros não é em forma de losango, mas sim em forma de moeda e toma o nome de pentáculo, uma estrela de 5 pontas que aparece, com frequência, desenhada nessas moedas).

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.

A carta A Flecha surge atribuída ao elemento Fogo e encontra-se subjugada a esta carta, fazendo parte de um conjunto de cartas de ataque com temperamento agressivo.

Do pondo de vista simbólico, a flecha surge em associação com o arco que a dispara e, em conjunto, significam intuição. O arco e a flecha são atributo da Deusa da Caça (que é também associada à lua), cujos cães farejam presas que não se vêem (aqui a intuição e/ou sexto sentido). Pela sua forma, o arco relaciona-se com a lua na sua fase de quarto crescente, que é mais um símbolo feminino e de intuição feminina. Quando, por outro lado, se parte para a simbologia masculina, associada à tempestade e aos deuses da tempestade, a flecha é como o relâmpago que vai directo ao seu alvo e o arco representa o arco-íris que surge depois da tormenta. Como compósito, poder-se-á dizer que o arco e a flecha representam a aplicação intuitiva da vontade da direcção certa.

Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd.


E que tal? Já estão fartos ou nem por isso?

Sem comentários: