sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A Ilusão - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura


Boa noite, 


Este fim-de-semana se calhar não temos actualizações, por isso, para já, vão ter que se contentar com a carta de hoje:


A Ilusão (The Illusion)

A Ilusão é uma carta com um temperamento marcadamente agressivo, embora não se conheçam os motivos dessa tendência, a verdade é que a nível simbólico ela poderá estar justificada (mais em baixo vamos lá). O Poder desta carta consiste na criação de ilusões baseadas naquilo que o seu interlocutor deseja ou espera ver, isto significa que mesmo perante várias pessoas, a forma d’A Ilusão não será a mesma e cada pessoa verá algo diferente, como se a ilusão apenas tomasse uma forma significante concreta já na mente da pessoa que a vê.
A Ilusão, apesar de dotada desta habilidade de mudar de forma, não possuí uma aparência física concreta e quando transita entre duas formas-ilusão toma o aspecto de um vulto com um padrão caleidoscópico. Discute-se se este vulto será efectivamente a forma física d’A Ilusão ou se será apenas uma manifestação visível do processo de transformação de uma ilusão na seguinte.
Durante o anime e a manga, A Ilusão tentar, pelo menos aparentemente, matar a Sakura, o que faz com que esta carta seja, além de temperamental, efectivamente perigosa, se deixada sem controlo.

De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, A Ilusão diz-nos que existe em nós um desejo de fugir da realidade.
A mensagem desta carta indica que há uma tendência para apenas ver a superfície das coisas, ignorando os seus significados mais profundos ou a realidade dos factos. Tendência para viver numa ilusão, o que pode trazer bastantes dissabores. É preciso entender que a sensação de permanência e imutabilidade são ilusórias e que perante uma mudança é necessário reagir e adaptar a nossa vida e personalidade ao novo ambiente. Como se diz “os cemitérios estão cheios de pessoas insubstituíveis”, por isso é preciso não nos deixarmos convencer por uma falsa sensação de segurança e saber navegar ao sabor da maré, em vez de nos mantermos infinitamente remando contra uma corrente que só do nosso ponto de vista viciado é que levará a bom porto.
A Ilusão aconselha que se experimentem coisas novas, poderão não ter tão difíceis como parecem.




Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída pelo 4 de Copas (atenção: no tarot o naipe Copas não é em forma de coração, mas sim em forma de cálice).

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.

A carta A Ilusão está atribuída ao elemento agregador escuridão (ou, mais poeticamente, trevas), o que pode justificar o seu temperamento agressivo. Por outro lado, a atribuição a este elemento está mais próxima das suas implicações negativas e do facto de ser a manifestação típica das figuras embusteiras, que na mitologia se agregam aos deuses das trevas (Seth, Loki, Satanás, por exemplo – nota: satanás foi aquilo usado como sinónimo de O Diabo, enquanto figura do cristianismo católico moderno, contudo a palavra e a figura de satanás alteram-se substancialmente quando mudamos de religião, tempo cronológico e espaço geográfico).

Do pondo de vista simbólico, a ilusão surge como produto da figura do embusteiro, aquela que cria ilusões. É uma figura que gira em torna da fronteira entre o consciente e o inconsciente, onde a mistura de luz e sombra criam ilusões. A ilusão resulta dos truques sofridos pela mente consciente através de conteúdos que escapam do inconsciente e alteram a nossa percepção da realidade; o criador dessas ilusões, o embusteiro, é a personificação desse processo mental. O embusteiro pode ser um mensageiro da intuição, sugerindo através das suas ilusões, novas aproximações ao problema, assim como se relaciona com a função inferior do pensamento, primitiva, mas astuciosa, que está mais próxima dos limites do inconsciente e, por isso, com ele comunica.
O embusteiro, assim como as ilusões que cria, é uma figura ambígua, que encarna e concilia em si dois lados em oposição, é um conceito de conciliação e de transformação de energias, muitas vezes atrapalhando os nossos processos mentais, para que tropecem em soluções desconhecidas. O embusteiro é a raposa ou a lebre, nas suas versões mais pacíficas. É o feiticeiro e o mágico, nas suas versões eruditas e que possibilitam um acesso ao conhecimento. Contudo, o embusteiro pode também ser o diabo e os deuses antigos que representam quer tendências mais negativas de inversão de valores, quer a camada mais arcaica e obscura da mente onde o processo lógico tantas vezes falha quando deparado com as incongruências de um pensamento mais primitivo e próximo da natureza (que por ser primitivo comunica através de símbolos e alegorias, e não através de raciocínios).



Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd.


Sem comentários: