domingo, 10 de novembro de 2013

O Relâmpago/O Trovão - Significados e Instruções para as Cartas de Clow/Sakura


Boa noite


Estou a tentar manter este entusiasmo aqui no blogue, por isso, aqui fica mais uma carta de hoje:




O Relâmpago/O Trovão (The Thunder)

O Relâmpago/O Trovão é uma carta que além de ter a forma física de um espírito, também é capaz de invocar e utilizar um poder com as características elétricas dos relâmpagos. No que toca á mitologia própria de Clow, esta carta parece assimilar tanto características orientais como ocidentais. Por um lado, ela encontra-se associada ao elemento agregador Luz e, por isso, sob o controlo do guardião Kero, pelo que está ligada à magia ocidental. (do que me recordo, parece-me que na dobragem portuguesa o leãozinho adorável com asas e mau génio se chamava Kero, calculo que KeruKeru em japonês, já que a tradução em inglês me diz que se chama Cerberus, corrijam-me se não for assim). Por outro, a imagética e os poderes da carta na sua forma física são mais consistentes com a mitologia japonesa, isto porque a carta toma a forma de um lobo que manipula o poder dos raios, sendo até apelidado de Raijū na tradução inglesa. Ora, os Raijū são uma categoria de seres mitológicos que controlam os poderes dos relâmpagos e trovões, podendo ser outros animais além de lobos e cães (Rai () significa trovão e Jū () significa animal/besta, traduzindo-se literalmente para criatura do trovão). Nota: o Raichu, de Pokémon, ‘tão a ver? É tipo isso, mas menos rato fofinho.

De acordo com as instruções que vêm com as cartas de Clow, O Relâmpago/O Trovão tem como mensagem essencial o sucesso e a boa sorte, desde que uma pessoa não se desleixe com os seus objectivos.
Mais concretamente esta carta tem várias “micro mensagens” de acordo com a situação concreta de cada um. Por um lado, a carta adverte para a necessidade de controlar os nossos instintos e reacções mais explosivas, uma capacidade que só o passar do tempo dirá se controlamos totalmente. Por outro, a carta abre uma perspectiva sobre a criatividade pessoal, sugerindo que será tanta e de tal qualidade que as ideias surgirão num fluxo permanente. Do ponto de vista positivo, esta carta significa que a personalidade da pessoa em questão é cativante, pelo seu lado brilhante e único.
Relativamente aos avisos, esta carta adverte que é preciso cautela com as acções precipitadas e impulsivas, porque, se uma acção impulsiva for posteriormente justificada pela racionalidade e por altruísmo então criar-se-á uma situação de aprovação; mas se a acção impulsiva vier a resultar de ou em atitudes egoístas ou provocar mais danos que benefícios, então poderá gerar-se uma situação de inimizade e desaprovação impossível de contornar.

Dentro de um baralho de jogo normal, esta carta é substituída 10 de Espadas (atenção: no tarot o naipe Espadas é representado literalmente pelo símbolo espada, em vez de utilizar o mais comum naipe de jogar que parece uma folha).

Além da organização correspondente ao baralho de jogo comum, as cartas de Clow/Sakura têm uma organização interna sujeita a 6 elementos tipo que formam o grupo principal: A luz (The Light), A Escuridão (The Dark), O Fogo (The Firey), A Água (The Watery), O Ar (The Windy) e A Terra (The Earthy) – Nota: a tradução para português foi deliberadamente feita para os tipos elementais da espiritualidade ocidental, porque uma tradução mais literal resultaria em cartas com nomes caricatos.
A carta O Relâmpago/O Trovão surge atribuída ao elemento Fogo e encontra-se subjugada a esta carta, devido ao seu temperamento agressivo que é característica deste elemento.

Estritamente do ponto de vista simbólico, O relâmpago tem uma conexão com a serpente, e por essa via, está ligado à função do pensamento. O relâmpago representa o clarão súbito de intuição e percepção profunda que pode iluminar o mundo nocturno do inconsciente por instantes, tornando-o claro como o dia; o relâmpago é aquilo a que se poderia chamar uma epifânia mental ou espiritual. O relâmpago está cheio de energia criativa, e simbolicamente traz as fortes chuvadas que fertilizam a terra e fazem germinar as sementes. Pode ser entendido como uma onda sorte. Mas, por outro lado, e isto é a minha visão pessoal, o trovão também é o elemento destrutivo na carta mais aziaga do tarot: a torre, pelo que além de grandes feitos e enorme criatividade, o relâmpago, deixado descontrolado, só causa estragos.  


Fontes: Cardcaptor Sakura Wiki; tradução das instruções do baralho de Clow; Dicionário dos Símbolos, de Tom Chetwynd.


Gostaram da carta de hoje?

Sem comentários: